Entrega de EPI por biometria: tecnologia na sua gestão - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 18 de fevereiro de 2022 na categoria #Artigos

Entrega de EPI por biometria: tecnologia na sua gestão

entrega de epi por biometria

Seus colaboradores precisam utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI)? Então você provavelmente registra a entrega desses itens, como indica a NR-6, não é mesmo? Mas será que é possível facilitar esse processo? Hoje, você vai conhecer a entrega de EPI por biometria.

Um dos maiores desafios para as empresas que precisam fornecer os EPIs é justamente registrar esse processo de forma segura e confiável. É preciso comprovar essa entrega, justamente para casos onde a fiscalização do MTE bate à porta, ou ainda em processos trabalhistas, acidentes, entre outros.

E é aí que entra o registro biométrico na entrega de EPIs. Através dele e da ajuda de um sistema de controle de EPI, é possível identificar os trabalhadores que estão retirando determinado item de proteção. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o tema.

O que é a biometria?

A biometria é uma forma de identificar, de maneira única, um ser vivo. Quando se fala em tecnologias que utilizam a biometria para essa identificação das pessoas, é comum que sejam utilizadas as impressões digitais.

E você pode até não saber, mas a identificação por biometria não é algo tão novo assim. Alguns exemplos de onde ela é encontrada incluem a folha de ponto para registro de entrada e saída de trabalhadores e voto nas eleições.

Mas é claro que essa tecnologia vai muito mais além, estando presente até no seu dia a dia, mesmo que você nem perceba. É bem possível que o seu celular possua um sistema de desbloqueio por impressão digital. Além disso, caixas eletrônicos também costumam utilizar o recurso.

Benefícios da entrega de EPI por biometria

Agora que você já sabe o que é a biometria, é hora de entender os benefícios que ela traz para a entrega de EPI. Primeiramente, é fácil identificar a economia de tempo que essa tecnologia vai gerar. Isso porque é comum que a entrega consuma um tempo considerável de trabalho.

E esse tempo é muito maior nas empresas que possuem muitos colaboradores. Além do mais, é possível que os processos sejam ainda mais densos em casos de substituições, entregas indevidas, devoluções, enfim, tudo de maneira diária.

Agora acrescente as dificuldades que o estoque de EPI ideal para toda essa movimentação pode gerar. Fica claro que todo esse processo consome tempo e dinheiro, além de gerar problemas com armazenamento de documentos, por exemplo. Confira todos os benefícios da entrega de EPI por biometria:

benefícios da entrega de epi por biometria duapi

Viu como é possível melhorar os resultados utilizando a biometria na sua empresa? Porém, ainda é preciso entender como é possível usar essa tecnologia e ficar de acordo com as normas regulamentadoras.

A lei permite a entrega de EPI por biometria?

De forma simplificada, é possível dizer que sim, a lei permite a entrega de EPI por biometria. Mas como é possível? Essa é uma dúvida comum e que costuma aparecer no dia a dia de muitos gestores e Técnicos de Segurança do Trabalho (TST).

Em geral, as fichas de EPI acabam sendo armazenadas de forma física, arquivadas e esquecidas. Só que a situação muda de figura em caso de acidente, processo trabalhista, denúncia ou fiscalização. Então, quando isso acontece, é preciso acessar esses mesmos registros de entrega de EPI.

Sendo assim, ao registrar as entregas de forma digital, é sempre possível acessar esses documentos com mais facilidade e agilidade. E, ao utilizar a biometria para realizar os registros, é possível obter diversos benefícios, como você viu acima.

Mas será que as entregas podem ser autenticadas por esse tipo de tecnologia? Como é possível garantir a validade dos registros por impressão digital em caso de fiscalização? E em conflitos legais entre empresa e trabalhador?

É preciso entender o que diz o MTE

A Norma Regulamentadora n. ° 6 é a NR que dita como as empresas podem registrar a entrega dos EPIs. Sendo assim, vamos entender o que aponta essa diretriz. Em seu item 6.6.1 h), a NR-6 indica a obrigatoriedade do registro da entrega de EPI.

A Portaria SIT n.º 107, de 25 de agosto de 2009, acrescentou as formas da empresa realizar a entrega. Entre essas opções, está o uso de sistema eletrônico. Ou seja, você pode utilizar um leitor biométrico integrado ao seu sistema de controle de EPI. O Art. 1º insere o texto:

h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

Sendo assim, é possível utilizar uma ferramenta eletrônica para registrar a entrega de itens de proteção. Então, a biometria acaba sendo usada para identificar o trabalhador que recebe o EPI. Já o registro fica por conta da ficha de EPI digital, gerada pelo sistema.

Entrega de EPI por biometria com o DuaPi EPI

Agilizar a entrega de EPIs para seus colaboradores é essencial para otimizar resultados. Atualmente, a melhor forma de se fazer isso é utilizando um software de controle de EPI, como o DuaPi EPI. Ele foi desenvolvido com foco em facilitar a vida do TST e das empresas.

Alguns dos benefícios do DuaPi EPI incluem o total controle da sua gestão de EPIs. Para isso, o sistema conta com ferramentas de controle de estoque e compra de equipamentos, entrega por biometria, gestão de treinamento, documentos e mais.

No caso da entrega por biometria, o DuaPi EPI possui integração total com o leitor biométrico. Durante o processo de entrega, a digital do trabalhador vai servir como forma de identificá-lo, além de liberar a entrega do EPI.

Com a biometria registrada, o sistema vai gerar uma ficha de entrega de EPI completa com os dados necessários do colaborador e do equipamento. Esse é o documento que poderá ser utilizado em caso de processos trabalhistas, fiscalizações, entre outras necessidades.

Se interessou pela entrega de EPI por biometria? Nós podemos te ajudar! Com a nossa ferramenta, o DuaPi EPI, você facilita e agiliza sua gestão e controle de EPI. Assim, os resultados da sua empresa são otimizados. Ao mesmo tempo, você fortalece a segurança dos trabalhadores.

conheça o duapi epi

Para saber mais sobre o nosso software, entre em contato com nosso time de especialistas. Mas, se preferir, inicie um teste grátis de 14 dias. Basta se cadastrar na página oficial de teste do DuaPi EPI e começar a utilizar.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: