A biometria no controle de EPI da sua empresa - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 2 de junho de 2021 na categoria #Artigos

A biometria no controle de EPI da sua empresa

biometria no controle de epi duapi sistemas

O que a Biometria no controle de EPI pode fazer pelo seu negócio?

Sabia que um leitor biométrico pode te ajudar no controle de EPIs da sua empresa? Então, é hora de saber como a biometria no controle de EPI pode te ajudar.

Primeiramente, é interessante notar que o leitor biométrico é uma inovação tecnológica muito versátil e com bons resultados.

Sendo assim, esse equipamento será muito útil por facilitar o processo de controle de EPIs.

Outro ponto importante é que o leitor biométrico também inclui a validade das assinaturas eletrônicas. Dessa forma, será possível aperfeiçoar a identificação dos seus colaboradores, acelerando essa parte da gestão de EPIs.

Portanto, a biometria para o controle de EPI acaba sendo muito bem-vinda. Isso porque esse tipo de informação é cada vez mais utilizado.

Atualmente, o leitor biométrico fortalece a confiança nos processos internos, além de eliminar riscos de fraudes nas fichas de EPI.

Então, o blog dessa semana vai falar sobre essa tecnologia e te ajudar a entender porquê ela veio para facilitar a sua gestão.

Como utilizar a biometria no controle de EPI

Atualmente, é importante manter a segurança dos trabalhadores nas empresas. Mas, não é só dos EPIs que estamos falando.

Isso porque é comum que as empresas também pensem na segurança das informações desses funcionários.

biometria no controle de epi
A biometria oferece identificação de forma digital e segura

Sendo assim, será preciso utilizar tecnologias e sistemas desenvolvidos especialmente para isso. Portanto, seu o controle de EPI precisa ter um bom planejamento.

O ideal é que seja baseado nas normas e leis que regem o assunto. Saiba mais sobre elas ainda nesse texto. Mas antes, vamos conhecer mais sobre o leitor biométrico.

O que faz o leitor biométrico?

A segurança das informações dos trabalhadores é essencial para que a empresa possa manter uma boa gestão de EPIs. Sendo assim, esse equipamento é aliado nessa tarefa importante para o bem-estar empresarial.

Isso porque essa tecnologia trabalha com a coleta da biometria dos colaboradores. Assim fica mais fácil evitar erros de identificação na hora da entrega dos EPIs.

E como isso vai me beneficiar?

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a eficiência do leitor biométrico em seus processos internos, saiba que ele também oferece garantia judicial. Isso porque, com a ficha de controle de entrega dos equipamentos ligada à biometria, será possível comprovar que o EPI foi entregue corretamente.

Dessa forma, fica muito mais fácil de comprovar o procedimento em casos de contestação judicial. Portanto, a situação pode ser resolvida com mais rapidez. Mas não se esqueça de que é preciso ter uma assinatura digital para isso.

Existem outros benefícios:

  • Velocidade para encontrar o registro desejado;
  • Mais fácil de administrar a entrega na sede e filiais;
  • Não é preciso armazenar diversas fichas de EPI no papel, economizando espaço;
  • Evite penalidades e multas por documentos perdidos;
  • Protege contra a perda das fichas por umidade, fogo, mofo, roedores, furto, roubo, entre outros.

Como você pode conferir, os benefícios são muitos. Por isso, se quiser utilizar a biometria na sua gestão de EPI, já sabe que as vantagens se acumularão. Uma boa dica é começar a considerar o leitor biométrico.

biometria no controle de epi
Essa tecnologia ajuda a sua gestão empresarial

O que o Ministério do Trabalho diz sobre a biometria no controle de EPI

Existem diversas leis sobre a biometria no controle de EPI. Desde agosto de 2009, o Ministério do Trabalho cita o empregador como responsável pelo controle dos equipamentos.

O que garante essa dinâmica é a Norma Regulamentadora NR-6, em seu item 6.6.1, alínea h. Segundo ela, o empregador deve fornecer o EPI ao colaborador e registrar essa entrega. Para isso, podem ser utilizados livros, fichas de EPI ou sistema eletrônico.

Os sistemas eletrônicos foram incluídos na NR-6 pela Portaria N° 107, de 25 de agosto de 2009. Então, a entrega dos EPIs pode ser informada através de softwares de controle, utilizando o leitor biométrico.

O leitor biométrico pode ser utilizado mesmo na pandemia?

Essa é uma pergunta que você deve estar se fazendo. Isso porque, com a Covid-19, muita gente tem medo de compartilhar equipamentos com colegas de trabalho.

E é claro que o medo se justifica, mas é preciso entender alguns detalhes. Primeiramente, é necessário seguir todas as normas de segurança para evitar o Coronavírus.  

Os funcionários precisam usar máscara e manter o distanciamento social de 1,5 metro. Além disso, o álcool em gel 70% deve estar sempre disponível.

Ao receberem seus EPIs, os funcionários devem estar com as mãos higienizadas, antes e após o uso do leitor biométrico. Assim é possível evitar a transmissão do Coronavírus dentro do ambiente de trabalho.

O melhor é manter a calma e lembrar os trabalhadores de higienizar as mãos antes de marcar o ponto. Além disso, o melhor é limpar as mãos novamente após o uso.

biometria na pandemia da covid-19
Será que é possível usar o leitor biométrico mesmo na pandemia?

O ideal seria lavar as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, deixe o álcool em gel próximo do dispositivo. Já para higienizar o leitor biométrico contra o vírus, o melhor é utilizar um paninho com álcool em gel ou acima de 70%.

Considere utilizar a biometria no controle de EPI da sua empresa

Pensou em usar a biometria no controle de EPI da sua empresa? Nós podemos te ajudar. 

Entre em contato e conheça o DuaPi EPI. Ele ajuda a otimizar sua gestão e garantir um melhor desempenho administrativo no seu cotidiano. Nosso sistema conta com diversas aplicações essenciais para o bom monitoramento dos seus EPIs.

Dessa forma, será possível impedir que colaboradores retirem equipamentos que não tenham relação com sua função, entre outras funcionalidades. Se quiser iniciar um teste grátis de 14 dias, basta se cadastrar e conhecer as facilidades que o nosso sistema oferece. 

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: