Prevenção de acidentes de trabalho: a tecnologia como aliada - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 11 de março de 2022 na categoria #Artigos

Prevenção de acidentes de trabalho: a tecnologia como aliada

tecnologia prevenção acidentes de trabalho

O uso de EPI é importante para garantir a segurança e bem-estar dos colaboradores durante o horário de trabalho. Mas você sabia que a tecnologia é uma grande aliada quando se fala sobre prevenção de acidentes de trabalho?

Isso porque as ferramentas tecnológicas auxiliam no controle desse uso de EPI, por exemplo, entre outras vantagens. Hoje em dia, diversas inovações podem ser implementadas nos processos das empresas, que alcançam melhores resultados.

Então, no blog dessa semana, você vai conhecer algumas formas de facilitar, e muito, o trabalho do TST. A ideia é fortalecer a segurança e ajudar a preservar a saúde do trabalhador. Acompanhe abaixo e fique por dentro desse tema tão importante para a era da Indústria 4.0.

A importância da prevenção de acidentes

Antes de mais nada, é preciso entender a importância de ficar de olho nos processos de segurança da empresa. Assim, a prevenção de acidentes fica sempre em primeiro plano, algo essencial para que os trabalhadores tenham a saúde física e mental preservadas.

Lembre-se de que, antes de pensar em automatizar processos e economizar, é necessário focar na segurança contra acidentes de trabalho. Então, como indica a lei, a empresa é responsável pela proteção dos trabalhadores durante o expediente.

Mas, a boa notícia é que é possível aliar proteção e segurança com aumento da produtividade e resultados mais positivos. Hoje em dia, a tecnologia evoluiu tanto que já pode fazer parte da maioria dos processos de trabalho das empresas.

Quais tecnologias ajudam sua empresa?

Agora que você já viu a importância de cuidar da segurança dos trabalhadores, é hora de conhecer ferramentas que te ajudam nesse processo. Porém, essas são apenas algumas dicas de como melhorar tudo de forma eficiente. Ainda será preciso adequar essas tecnologias ao dia a dia da empresa.

Uma forma de realizar essa adaptação é contar com a ajuda de um Técnico de Segurança do Trabalho. Esse profissional pode realizar os processos necessários para que seja possível implantar as tecnologias necessárias sem afetar a produtividade do trabalho. Conheça algumas das tecnologias abaixo:

Treinamentos online

Para começar, nada como turbinar seus treinamentos com o uso de plataformas digitais para conferência de vídeo, como o Microsoft Teams ou Google Meet. Essas e outras ferramentas permitem a realização de reuniões remotas, com o uso de câmera e microfone.

É claro que o treinamento online não pode substituir o presencial em boa parte dos casos, visto que as capacitações precisam envolver prática. Porém, ainda é possível adaptar certos treinos mais teóricos para que sejam realizados de forma remota.

segurança e proteção no trabalho

Um bom exemplo são treinamentos para higienização e estoque correto dos EPIs. Com o uso da tecnologia, fica mais fácil e prático abordar esse tipo de assunto com os colaboradores. E não se esqueça de que, segundo a NR-1 e NR-6, os treinamentos são obrigatórios e dever da empresa.

Sendo assim, otimize as capacitações essenciais para que os trabalhadores atuem com segurança e saibam como prevenir acidentes. Hoje em dia, existem softwares que auxiliam com esse tipo de controle, como o módulo de Gestão de Treinamento do DuaPi EPI.

Sistema de controle de EPI

Falando em softwares de gestão de EPI, esses aplicativos também são ótimas opções para implantar a tecnologia na prevenção de acidentes de trabalho. Isso porque, como o próprio nome já indica, eles são criados para facilitar o controle dos EPIs da empresa.

Dessa forma, é possível otimizar a entrega desses materiais através da biometria, por exemplo. Porém, é claro que nem todos os softwares são iguais. É preciso encontrar os que mais se adaptam à realidade do dia a dia e da rotina de trabalho.

Como escolher um bom software

Mas, falando sobre a prevenção de acidentes trabalhistas, um bom sistema de gestão de EPI precisa contar com alguns recursos específicos. Entre eles está a gestão de treinamento, como você viu no item acima. Assim, o software consegue auxiliar no controle das capacitações e tudo sai como planejado.

Outro item importante para um bom software de controle de EPI é a gestão de estoque. Através desse recurso, a empresa poderá controlar não só a entrega dos EPIs, mas o armazenamento e reposição de estoque. O DuaPi EPI conta com essas e outras ferramentas para facilitar seu trabalho:

duapi epi controle de epi

Se quiser saber mais sobre como o DuaPi EPI funciona, entre em contato com nosso time de especialistas. Quer ir direto para a ação? Inicie seu teste grátis de 14 dias! Clique no botão abaixo e conheça a ferramenta:

Delivery Machine

Por fim, uma tecnologia muito interessante para facilitar a entrega dos EPIs é a delivery machine. Ela nada mais é do que uma máquina que permite a retirada de equipamentos de forma automatizada. Cada colaborador retira os itens necessários para seu trabalho.

Para fins de comparação, essa tecnologia funciona de forma semelhante às vending machines de doces, lanches ou bebidas. A diferença é que, nesse caso, os itens disponíveis são os EPIs fornecidos pela empresa. Além disso, a retirada é gratuita, necessitando apenas do cadastro do colaborador.

Com isso, a empresa remove grande parte da burocracia da entrega de EPI, economizando tempo de trabalho e automatizando o processo. A produtividade sobe e a segurança aumenta, principalmente pelo uso da validação por biometria.

benefícios da delivery machine

Um uso interessante desse tipo de máquina é que ela pode ser totalmente integrada com o sistema de controle de EPI da empresa. Dessa forma, a empresa pode controlar quais EPIs podem ser retirados por cargos específicos. Além disso, é possível abastecer o aparelho de forma eficiente e precisa.

A tecnologia é aliada na prevenção de acidentes de trabalho

Viu como é possível melhorar, e muito, a prevenção de acidentes de trabalho na empresa? Com a ajuda da tecnologia, o trabalho do TST é facilitado. Assim dá pra focar no que realmente precisa de sua atenção, como a saúde e segurança dos trabalhadores.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: