Entrega de EPI e Indústria 4.0: como conciliar? - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 23 de maio de 2022 na categoria #Artigos

Entrega de EPI e Indústria 4.0: como conciliar?

entrega de epi automatizada

A entrega de EPI é um processo importante para a segurança dos trabalhadores. Isso porque os EPIs são essenciais para manter a integridade física do colaborador. Mas, será que, no mundo da chamada indústria 4.0, é possível conciliar tecnologia e segurança?

A resposta curta é “sim, é perfeitamente possível”. Porém, muitas empresas ainda não entendem que podem garantir a segurança do trabalho enquanto otimizam os processos internos e alcançam melhores resultados.

Quer entender melhor sobre a indústria 4.0 e saber como turbinar os processos de segurança com a ajuda da tecnologia? Acompanhe o blog dessa semana e fique por dentro de tudo sobre o tema.

O que é a Indústria 4.0?

Primeiramente, vamos entender o que realmente é a indústria 4.0. Você provavelmente já ouviu falar dela, não é mesmo? Mas o conceito pode ser confuso, ainda mais com a enxurrada de informações disponíveis na era digital. É muito fácil se perder nas explicações.

Então, vamos lá. A chamada Quarta Revolução Industrial é o que hoje conhecemos por indústria 4.0. Ela é um conceito que tem relação com diversas tecnologias extremamente avançadas. Entre elas, estão a robótica, a internet das coisas, cloud computing e até a inteligência artificial.

Essas inovações tecnológicas facilitam – e muito – a vida nas empresas e indústrias. Ao redor do mundo, o mercado vem se adaptando para trabalhar com os novos ajudantes do futuro, ou seja, as tecnologias mais avançadas disponíveis.

industria 4.0 e epi

E o Brasil não fica atrás. Atualmente, diversas empresas brasileiras já estão adaptando suas rotinas de trabalho e modelo de negócios. Dessa forma, o mercado segue em constante evolução, buscando sempre resultados mais expressivos.

Porém, o que tudo isso tem a ver com segurança do trabalho, gestão e entrega de EPI? É bem simples: a indústria 4.0 busca a automação industrial, além da integração das diferentes tecnologias para melhores resultados.

Essa nem sempre é uma tarefa fácil, e a segurança dos trabalhadores pode ser comprometida durante o processo. Então, ainda é preciso fornecer os EPIs necessários para o trabalho seguro. Além disso, digitalizar as atividades industriais pode ser uma saída para fortalecer os processos de segurança no local de trabalho.

Qual a importância do controle e gestão de EPI?

Antes de mais nada, é importante lembrar que o uso dos EPIs é previsto em lei, através da NR-6. E, segundo a norma regulamentadora, a empresa é a responsável por fornecer esses equipamentos. Do funcionário, a NR exige o uso correto e os cuidados necessários com o EPI.

Mas, além do quesito legal, os EPIs são importantes para manter a saúde e segurança da peça mais importante para as empresas: os colaboradores. Sendo assim, será preciso garantir com que a gestão desses itens de proteção esteja sempre em dia.

Dessa forma, fica mais fácil de entender quais equipamentos estão no estoque, quando repor, o que cada trabalhador precisa para atuar com segurança, enfim. Com todos os dados e controle em dia, é possível minimizar riscos no ambiente de trabalho, como em caso de acidentes.

É claro que existem muitos tipos de EPI, e isso pode ser um problema caso a empresa não se organize. Então, a gestão de EPI vem para fortalecer o controle dos materiais de segurança, bem como reduzir gastos na hora de comprar EPI.

Por fim, o controle dos EPIs ideal beneficia a saúde jurídica da empresa. Caso algum acidente ocorra, além de proteger a vida do trabalhador, o EPI garante que a empresa atua de acordo com as normas. Assim, evita-se multas e se reduz o número de processos e ações trabalhistas.

É possível otimizar a entrega de EPI?

Como você viu, a entrega de EPI é um processo essencial para a SST. Mas será que todos os avançados da indústria 4.0 podem auxiliar na otimização do fornecimento dos EPIs? Para começar, precisamos entender como ocorre essa entrega.

Em geral, a ficha de EPI em papel é a forma mais utilizada pelas empresas para registrar a entrega dos equipamentos de proteção individual. Porém, esse método não é tão prático, já que exige que a ficha seja preenchida de forma manual.

Ainda assim, mesmo que o processo seja manual, a ficha de EPI é essencial para o controle de estoque dos itens. Isso porque ela ajuda a entender quais EPIs são entregues, quando e para quais trabalhadores. E o melhor: a tecnologia pode ajudar a otimizar esse registro de entrega.

Um bom exemplo é a entrega de EPI por biometria. Com essa tecnologia, ao invés de assinar o documento físico, o trabalhador vai registrar que recebeu o EPI utilizando sua impressão digital.

E, com o leitor biométrico integrado a um software de controle de EPI, como o DuaPi EPI, os registros podem ser acessados a qualquer momento. Dessa forma, em caso de acidente, por exemplo, é possível conferir se a empresa realmente forneceu o EPI adequado.

Além disso, essa entrega de EPI digital permite com que a empresa tenha acesso facilitado aos dados de estoque de EPIs. Esse tipo de informação facilita a compra correta na hora de repor a reserva de materiais de proteção.

A tecnologia como aliada

Se você busca facilitar o processo de entrega de EPI, saiba que podemos te ajudar. Nossa ferramenta de gestão e controle de EPI, o DuaPi EPI, conta com diversas funcionalidades e módulos para facilitar seu trabalho.

Com o software, é possível digitalizar a ficha de entrega de EPI. Além disso, o sistema é totalmente integrado com o melhor leitor biométrico da atualidade. Dessa forma, é mais fácil de registrar a entrega dos materiais, além de cadastrar os trabalhadores.

Outra funcionalidade inclui o cadastro dos EPIs, os prazos de validade dos equipamentos e até os Certificados de Autenticação (CA). Com os dados dos EPIs, você entende o fluxo do estoque de equipamentos, além do custo de cada item.

benefícios duapi epi

Para acelerar ainda mais a entrega de EPI digital, você pode contar com a delivery machine. Totalmente integrada com o DuaPi EPI, a nossa máquina de entrega de EPIs agiliza o processo de entrega.

Ela também oferece mais autonomia para os trabalhadores, além de economizar tempo de trabalho que seria gasto com a ficha. Quer saber mais? Confira tudo sobre a Delivery Machine abaixo.

Automatize a entrega de EPI com a Delivery Machine

A delivery machine da DuaPi veio para facilitar a entrega de EPI na sua empresa. Em poucos segundos, o colaborador já está com o equipamento em mãos e pronto para trabalhar. Visualmente, ela é parecida com as clássicas máquinas de doces ou refrigerantes.

Mas, os produtos armazenados no interior da delivery são os próprios EPIs. Dessa forma, quando necessitar de um EPI, o trabalhador pode se dirigir até o aparelho e retirar o item por conta própria. Essa autonomia acelera a entrega e aumenta o tempo disponível para o trabalho.

Ao ser identificado pela máquina – integrada ao sistema -, através de senha ou biometria, o colaborador tem acesso à lista de EPIs. Entretanto, ela é diferente para cada trabalhador, de acordo com os perigos que cada cargo oferece.

benefícios da delivery machine

Quer saber mais sobre o DuaPi EPI e a delivery machine? Entre em contato e retire suas dúvidas com nosso time de especialistas. Se preferir, cadastre-se para um teste grátis de 14 dias e conheça nossa ferramenta.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário:

  1. Sasha disse:

    This post gives clear idea designed for the new people
    of blogging, that truly how to do blogging and site-building.