Fit Test: conheça o Ensaio de Vedação de Respiradores - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 18 de agosto de 2021 na categoria #Artigos

Fit Test: conheça o Ensaio de Vedação de Respiradores

fit test e gestão de documentos duapi epi

Não é segredo que o trabalho industrial é muito perigoso. Mas é para isso que existem os EPIs. Eles garantem a segurança aos trabalhadores. Porém, é preciso realizar testes de segurança, como o Fit Test, para confirmar a usabilidade do EPI.

Isso porque manter a segurança e saúde dos colaboradores é essencial, além de garantir maior proteção legal para a empresa. Logo, nada mais justo do que cuidar dos detalhes necessários para prevenir o pior durante o horário de trabalho.

Como fazer uma boa gestão de documentos? A DuaPi Sistemas vai te ajudar!

Sendo assim, o ideal é fornecer corretamente os EPIs necessários, como indica a NR-6. Mas não é só isso. Também será preciso cuidar da qualidade dos equipamentos, além dos treinamentos necessários para o bom uso.

No blog dessa semana, você confere mais sobre uma importante avaliação: o Fit Test. Acompanhe abaixo e fique por dentro de tudo sobre o tema.

O que é o Fit Test?

O Fit Test também é conhecido como Ensaio de Vedação de Respiradores. Assim, ele serve justamente para comprovar a eficácia dos aparelhos de proteção respiratória. Ou seja, ele indica a aplicação de ferramentas e técnicas para garantir a vedação contra agentes químicos perigosos durante o trabalho.

O Fit Test vai garantir a eficácia dos respiradores contra agentes químicos

O que prevê a realização do ensaio é o Programa de Proteção Respiratória – Recomendações, seleção e uso de respiradores, da Fundacentro. Sendo assim, é preciso realizá-lo de maneira obrigatória, de acordo com a Instrução Normativa 01/1994. Para entender melhor, confira o que diz o capítulo 8 do PPR:

“Todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta bem ao seu rosto. Os sem vedação facial não são submetidos a este ensaio.”

A ideia é justamente entender se o respirador selecionado vai ser efetivo para proteger o trabalhador, oferecendo a vedação necessária. Outras funções do exame são quantificar as partículas dentro e fora do EPI, bem como selecionar o respirador que mais se adequa ao rosto do colaborador.

fit teste duapi sistemas
O Fit Test também serve para encontrar o melhor respirador para cada formato de rosto

Então, os resultados obtidos no ensaio auxiliam a escolher qual o melhor modelo, tipo, tamanho e função de cada respirador. Logo, fica mais fácil de fornecer os EPIs corretos para os trabalhadores.

Quer saber como melhorar o seu controle de EPI? Nós podemos te ajudar!

Atualmente, existem dois tipos de Fit Test: o qualitativo e o quantitativo. Como são realizados de formas distintas, cada um deles oferece resultados diferentes.

Fit Test Qualitativo

O usuário do EPI receberá uma solução doce ou amarga através de um nebulizador. Assim, a ideia é que ele não sinta nenhum gosto ou cheiro. Caso isso aconteça, o respirador é aprovado.

Já em casos onde o cheiro ou o gosto sejam sentidos, será preciso rever a vedação do respirador. Isso porque ele deve isolar totalmente o colaborador dos elementos perigosos durante as atividades trabalhistas.

Fit Test Quantitativo

Para essa versão do Fit Test, é preciso utilizar um contador de partículas. Ele é conectado diretamente no respirador. Assim, ela consegue contar a diferença entre as partículas de dentro e fora da máscara.

Com isso, o EPI que está sendo verificado poderá receber um fator de vedação. Outra possibilidade é a de comparar a eficiência entre os vários respiradores.

Quando você deve repetir o ensaio?

Agora você já sabe que o Fit Test é obrigatório e para que ele serve. Mas será que é preciso repetir esse teste de tempos em tempos? Bom, a normativa indica que sim, nos casos onde o trabalhador:

  • Ganhar ou perder peso;
  • Desenvolva alterações faciais, como cicatrizes ou sinais;
  • Passar por intervenções dentárias;
  • O respirador for substituído por outro modelo ou tamanho.

Assim, o ideal é que o Ensaio de Vedação de Respiradores esteja sempre atualizado, de acordo com as mudanças na condição de proteção ao colaborador. Logo, é preciso repeti-lo com uma certa frequência.

Fatores a serem observados

Quando se fala no Fit Test, você deve considerar alguns fatores com muita atenção. Isso significa que o melhor a se fazer é levar o ensaio à sério, cumprindo todas as exigências do PPR.

O Item 8.6, na pág. 56, por exemplo, indica que esse tipo de ensaio deve ter registro por escrito. Assim, você estará gerando um documento muito importante a cada vez que realiza o teste.

A cada ensaio, será preciso armazenar os documentos com os resultados

Além disso, como já visto acima, o ideal é sempre refazer a testagem em caso de mudanças significativas no rosto do colaborador. Isso porque elas podem acabar interferindo na vedação.

A cadência indicada para a realização do teste é de uma vez a cada 12 meses, no mínimo, para cada colaborador. Mas lembre-se de que é preciso fazer o ensaio apenas com os usuários de respirador com vedação facial.

Aprenda a economizar na hora de comprar EPI

Por fim, o PPR ainda indica a diferença entre vedação e verificação da vedação. A verificação é realizada pelo trabalhador, logo antes de acessar uma área de risco. Já a vedação é analisada pelo Fit Test, de forma qualitativa ou quantitativa.

O Fit Test gera arquivos importantes

Acima, você conferiu a importância do ensaio, além das obrigações legais que ele implica. Portanto, é preciso preparar a sua empresa para a realização do Fit Test.

Um ponto relevante e que deve ser considerado, é a obrigatoriedade em armazenar o documento que comprova a realização do teste. Assim, além dos equipamentos para o exame propriamente dito, será necessário organizar uma forma de arquivar tudo corretamente.

Será preciso organizar seus documentos de forma prática

Então, o ideal é implantar a gestão de documentos na sua empresa. Esse conceito facilita a vida de quem trabalha controlando arquivos. Além disso, ele melhora o fluxo de toda a empresa, já que acelera processos internos de pesquisa e checagem.

Como usar a gestão de documentos?

O uso da tecnologia é a melhor forma de aplicar a gestão de documentos na sua empresa. Isso porque, através de um software especializado, você poderá agilizar sua gestão e otimizar seus resultados.

Atualmente, a tecnologia é a melhor aliada dos gestores, principalmente por conta do volume de informações que as empresas necessitam. Então, as ferramentas informatizadas são as mais recomendadas. Assim você adequa a rotina da sua empresa para a competitividade do mercado.

Logo, nada mais justo do que utilizar uma dessas ferramentas para realizar sua gestão de documentos, principalmente por conta dos arquivos obrigatórios por lei. Como visto nesse texto, esse é o caso dos resultados do Ensaio de vedação de Respiradores.

O DuaPi EPI te ajuda com o Fit Test

Quer praticidade na hora de controlar os documentos gerados pelo Fit Test na sua empresa? Nós podemos te ajudar! Isso porque o DuaPi EPI conta com um módulo de gestão de treinamentos pronto para complementar o seu trabalho.

duapi epi gestão de documentos fit test
O DuaPi EPI pode te ajudar com os resultados do Fit Test

Evite perturbações legais no armazenamento de arquivos em papel, como a perda de documentos, furtos, umidade, incêndios ou o acesso indevido. Com o módulo de gestão de documentos, você ganha segurança para seus arquivos. Outros benefícios incluem:

  • Não perca mais tempo procurando por documentos específicos;
  • Economize espaço físico e dinheiro;
  • Fortaleça sua proteção contra processos trabalhistas;
  • Proteja dados e informações confidenciais e importantes da sua empresa, clientes e negociações.

Além de tudo isso, o módulo facilita a gestão de documentos diversos, além do Fit Test. Entre eles, estão contratos, recibos, atestados e até o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Quer saber mais sobre a ferramenta? Então entre em contato e retire suas dúvidas.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário:

  1. antonio júnior disse:

    gostaria de um contato de vocês sobre EPI

    1. Olá, Antônio.
      Já entramos em contato. Obrigado pelo comentário