O que é EPI e qual a importância para as empresas? - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 30 de junho de 2021 na categoria #Artigos

O que é EPI e qual a importância para as empresas?

o que é epi duapi

Já falamos sobre diversos assuntos relacionados aos EPIs aqui mesmo no Blog da DuaPi. Mas, o que é EPI? Você sabe o que significa essa sigla? E sabe para que eles servem? Então, prepare-se para conhecer tudo sobre esse assunto no texto de hoje.

Primeiramente, vamos falar sobre a sigla. EPI são os Equipamentos de Proteção Individual. Eles servem para garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores. Dessa forma, nada mais justo do que entender mais sobre o assunto para oferecer um ambiente de trabalho confortável.

Isso porque a melhor maneira de reduzir riscos trabalhistas é utilizando os EPIs. Assim, seus colaboradores ficam protegidos. Abaixo você confere um pouco mais sobre o que é EPI e qual a importância deles na sua empresa.

O que é EPI?

Os EPIs, ou equipamentos de proteção individual, são acessórios feitos para proteger os trabalhadores contra acidentes no ambiente de trabalho. Sendo assim, os EPIs agem para proteger partes específicas do corpo, ou ainda o indivíduo como um todo. Além disso, cada EPI atua contra fatores específicos.

Existe uma definição oficial para EPI, através da Norma Regulamentadora n.º 6 (NR-6). Então, eles são dispositivos de uso individual que buscam proteger contra riscos ou ameaças à saúde e segurança dos colaboradores. Isso significa que são diversos os equipamentos, já que os riscos também são extensos.

tipos de epi
Existem vários tipos diferentes de EPI

Ou seja, não basta saber apenas o que é EPI, mas também para que serve cada tipo. Confira mais sobre isso ainda nesse texto. Mas, antes, acompanhe a lista de alguns itens que são considerados EPI:

  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção;
  • Protetores auriculares e abafadores de som;
  • Máscaras e respiradores;
  • Cintos de segurança;
  • Equipamentos de segurança para alturas.

Mas não pense que esses equipamentos são os únicos. Isso porque existem outros EPIs, cada um com sua função. Entenda um pouco mais abaixo.

Quais os principais tipos de EPI

Agora que você já sabe o que é EPI, é hora de conhecer os principais tipos. Também é importante saber para que cada um deles serve. Dessa forma, é possível utilizar os equipamentos da maneira correta. Confira cada tipo de proteção:

Da cabeça: Um dos tipos de EPI mais comuns. Os capacetes são os mais indicados e protegem a cabeça contra traumas, pancadas e contusões;

Respiratória: Atualmente em alta por conta da pandemia da Covid-19, os respiradores e máscaras são essenciais. Isso porque eles atuam contra agentes químicos ou orgânicos perigosos se inalados;

Visual: Esses EPIs impedem partículas e outros agentes de cegar ou danificar os olhos do colaborador;

Auditiva: É comum no cotidiano de quem trabalha próximo de barulhos muito altos;

epis segurança trabalhadores
Exemplo de EPI para proteção auditiva

Facial: A proteção para a face atua de forma geral. Então, ela protege de qualquer tipo de dano que possa atingir o rosto;

Para trabalho em altura: Esse tipo de EPI entra em cena para proteger contra quedas de locais muito altos.

Com toda essa variedade, dá pra notar que os EPIs estão presentes em muito mais setores do mercado do que se imagina. Mas, mesmo assim, muita gente ainda não entende a real importância dos itens. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

Qual a importância dos EPIs?

Agora você já sabe mais sobre o que é EPI e quais são os tipos existentes. Assim, chegou a hora de saber da relevância desses equipamentos para a sua gestão. Os EPIs previnem a boa parte dos acidentes trabalhistas. Outro ponto é que também é possível cuidar das doenças ocupacionais.

Quer saber como melhorar o seu controle de EPI em apenas 5 passos? Baixe nosso infográfico exclusivo e confira!

Dessa forma, a empresa se torna mais segura, enquanto os trabalhadores estarão protegidos. Isso serve para empregados e empregadores, pois qualquer um pode sofrer um acidente.

Implicações legais

Um detalhe importante está no cumprimento da NR-6. Assim, a empresa pode receber multas e processos trabalhistas se não fornecer os EPIs. Portanto, a melhor forma de evitar implicações legais também está na distribuição e uso correto dos EPIs.

Segundo a legislação, é preciso usar os EPIs sempre que os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) não forem suficientes. E não se esqueça de que quem deve fornecer os EPIs é a empresa, como dita a NR-6.

estoque de epi
Mantenha o estoque de EPIs em dia

Outro ponto está no estoque de equipamentos ficar sempre em dia. Além disso, a gestão precisa garantir boas condições de uso dos equipamentos, junto dos treinamentos necessários para utilizá-los.

O que pode acontecer se a empresa não fornecer os EPIs?

Se você imaginou que os acidentes aumentam sem o uso de EPIs, acertou. Assim, esses equipamentos devem, primeiramente, proteger os colaboradores. Esse tipo de acidente pode incapacitar de maneira temporária ou permanente. Com isso, ocorrem afastamentos ou aposentadorias por invalidez, além de possíveis mortes.

Sem contar os próprios riscos gerados pelo ambiente de trabalho. Logo, os EPIs ajudam a evitar surdez, problemas respiratórios e até câncer. Portanto, é preciso fornecer os equipamentos necessários para o trabalho seguro na sua empresa.

acidente trabalhista epi
Acidentes podem acontecer em diversos ambientes

Como gestor ou gestora, proteger os colaboradores e manter um ambiente de trabalho seguro é sua responsabilidade. Agora que você conhece as obrigações da empresa e os riscos de não fornecer EPI, conheça os benefícios do uso.

Existem benefícios ao utilizar EPIs?

O principal benefício está ligado com os perigos de não usar EPIs. Assim, a segurança e bem-estar dos colaboradores é o que de melhor se alcança com o uso. Outro ponto é que saber o que é EPI e fornecer corretamente os necessários favorece o cumprimento da legislação.

Com isso, o ambiente de trabalho fica mais confortável, além de contar com menos acidentes trabalhistas. Por fim, a qualidade de vida dos seus colaboradores melhora, junto com a satisfação e afeição pela empresa.

Uma gestão de EPI eficiente

Se você precisa gerenciar os EPIs da sua empresa, nós podemos te ajudar. A DuaPi conta com uma ferramenta ideal para esse tipo de controle. Isso porque o DuaPi EPI oferece funcionalidades para facilitar a gestão desses equipamentos.

tela controle de epi duapi
O DuaPi EPI pode te ajudar na gestão de EPIs

Então, você poderá organizar a entrega dos EPIs, além de controle de estoque, planejamento de treinamentos e muito mais. Para saber mais, entre em contato com nosso time de especialistas. Se preferir, cadastre-se para um teste grátis de 14 dias no DuaPi EPI.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: