Acidente e Incidente: Qual a diferença? - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do setor.

Publicado em 2 de dezembro de 2022 na categoria #Artigos

Acidente e Incidente: Qual a diferença?

Muita gente confunde os termos acidente e incidente, afinal, ambos são parecidos e utilizam o mesmo contexto. Mas, para um profissional de segurança do trabalho, é importante saber a diferença.

Isso porque ela permite aplicar as melhores medidas de proteção para os trabalhadores. Além disso, entender o que é acidente e o que é incidente também ajuda a documentar acontecimentos que possam prejudicar e afetar a empresa. 

O que é acidente?

Um acidente é caracterizado por qualquer tipo de contratempo que acontece por conta de um erro de uma das partes envolvida. Esse tipo de ocorrência pode acabar em perdas de vidas ou bens.

Mas nem sempre existe um responsável. Sendo assim,  um acidente pode acontecer por falha de uma máquina, por exemplo.

O acidente de trabalho é algo inesperado e que afeta a rotina dos colaboradores. Em geral, ele causa lesões corporais, perda de materiais ou equipamentos para a empresa e até mesmo a morte do colaborador.  

O que é incidente?

Já o incidente é caracterizado por qualquer coisa que possa acontecer na empresa, causando ou não prejuízos. Existem diversas formas de incidente, e eles não resultam em ferimentos, mas causam danos o suficiente a propriedade, sendo necessário fazer o seu registro. 

Por exemplo, o derramamento de óleo é um incidente que precisa ser registrado. Isso porque, mesmo que nenhum funcionário tenha se ferido e a área não tenha sido danificada, ele representa um risco significativo.  

A diferença entre acidente e incidente

Os dois termos confundem bastante por serem parecidos. Mas, dentro de um ambiente de trabalho, é importante conhecer suas diferenças. Só assim você vai saber como preveni-los.

A principal diferença entre os dois é que o acidente resulta em ferimentos ou morte do profissional, enquanto o incidente não afeta a integridade física do colaborador.

Qual a melhor forma para evitar acidentes e incidentes? 

Acidentes e incidentes acontecem de forma inesperada. Por esse motivo, é importante utilizar equipamentos que diminuam o seu impacto.

Além disso, é preciso tomar decisões que ajudem na prevenção desses acontecimentos dentro da empresa. Confira quais são a seguir. 

Fazer o uso de EPIs 

A maneira mais eficiente de proteger o colaborador durante um acidente de trabalho é manter o uso de EPIs em dia. Os equipamentos de proteção individual devem ser entregues aos trabalhadores, sempre analisando se estão aptos e confortáveis para a utilização.  

Além disso, os superiores precisam dar o exemplo, utilizando o EPI sempre que precisar visitar o setor. 

Por fim, também é preciso realizar treinamentos com as instruções necessárias e motivos reais para que o colaborador entenda a real importância de utilizar esse equipamento.  

Supervisionar os funcionários 

Independente de qual setor o colaborador estiver trabalhando, é importante fornecer a supervisão adequada a ele. Isso traz mais segurança ao funcionário, além de fazê-lo entender suas obrigações e conseguir tirar dúvidas com o supervisor sempre que necessário.  

Se o supervisor não estiver por perto e o funcionário tiver dúvida do que ele precisa fazer, ele pode acabar realizando a tarefa de forma errada. Isso pode acarretar ferimentos ao trabalhador, danos ao equipamento e a perda de tempo, já que o erro precisará ser consertado. 

Por isso, é importante treinar os supervisores para que eles consigam dar a atenção necessária aos colaboradores. Esse acompanhamento vai elevar os níveis de segurança do trabalho na empresa.

Além disso, é necessário fazer a inspeção regular das máquinas, equipamentos e ferramentas. Assim, é possível garantir que elas são seguras. Caso alguma delas quebre, é preciso reparar ou substituir imediatamente.  

Aplique treinamentos regulares 

Um colaborador sem o treinamento adequado é um perigo para si mesmo e para os seus colegas. Então, sem as instruções, esse funcionário pode, de forma inconsciente, colocar todos ao seu redor em perigo. 

Sendo assim, a melhor forma de prevenir acidentes no ambiente de trabalho é oferecer um programa de treinamento completo para cada funcionário. E lembre-se de considerar se ele é experiente ou não, adaptando os cursos. 

Mesmo que o treinamento e o uso de EPI façam com que o colaborador demore mais para produzir, isso traz segurança a ele. Além disso, o treinamento diminui os riscos de acidentes e incidentes.

Isso também é importante para proteger a empresa de um possível processo judicial.   

Investir em equipamentos de segurança 

Para que todas as dicas citadas anteriormente sejam eficazes para evitar acidentes e incidentes, é importante que a empresa invista em equipamentos de segurança de qualidade. Cada um desses itens serve para proteger o usuário, de acordo com a função que exerce.  

Conclusão

Existem meios de evitar que acidente e incidente na empresa ocorram. Então, siga nossas dicas para proteger a saúde e a segurança dos colaboradores, além de evitar prejuízos e multas para a empresa. 

Como você sabe, a principal obrigação da empresa é garantir a segurança do funcionário, fornecendo equipamentos, máquinas e um ambiente adequado. Tudo isso vai fortalecer a segurança e o bem-estar dos colaboradores.

E aí, gostou? Com o DuaPi.EPI você gerencia a entrega dos EPIs e controla os treinamentos que são necessários para conscientizar os trabalhadores evitando acidentes e incidentes.
Quer conhecer mais sobre o DuaPi EPI? Se preferir, entre em contato com nosso time de especialistas e tire suas dúvidas.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *