Outubro Rosa e a prevenção do câncer nas empresas - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do setor.

Publicado em 7 de outubro de 2021 na categoria #Artigos

Outubro Rosa e a prevenção do câncer nas empresas

outubro rosa nas empresas

Atualmente, O Outubro Rosa é uma das campanhas de prevenção mais famosas do mundo. Ele ocorre de forma anual, e busca informar sobre os perigos do câncer de mama. No ambiente de trabalho, ele fortalece as relações entre empresa e colaboradores.

No Brasil, os dados do câncer de mama assustam. Ele é a doença mais comum entre as mulheres e, segundo o INCA, até o final de 2021, serão contabilizados mais 66,2 mil novos casos. É por isso que é tão importante trazer essa campanha para as empresas.

Além disso, é claro que o Outubro Rosa fortalece a prevenção contra essa doença tão perigosa. Isso porque, através de ações internas, como palestras, as trabalhadoras terão acesso ao conhecimento necessário para a prevenção, autoexame e tratamento.

Porém, é claro que o público-alvo das campanhas do Outubro Rosa devem ser as trabalhadoras. Afinal, mesmo que existam casos de câncer de mama em homens, as mulheres são a grande maioria de pacientes.

Mas isso não quer dizer que os homens não possam participar, pois o conhecimento é importante. O que acontece é que as atividades devem ser focadas nas mulheres, tanto acima quanto abaixo dos 40 anos de idade.

O blog dessa semana vai trazer algumas dicas de como implantar ações preventivas e de conscientização sobre o Câncer de mama na empresa. Veja a seguir e prepare-se para gerar mais interação social entre os trabalhadores no Outubro Rosa.

Como surgiu o Outubro Rosa?

A campanha do Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, no início da década de 1980. Ele começou como uma corrida beneficente organizada por Nancy Komen, comovida pela morte da irmã, Susan G. Komen, por conta do câncer de mama. Conheça alguns dos sintomas abaixo:

sintomas câncer de mama outubro rosa

Durante o evento, o já famoso lacinho rosa foi distribuído. A ideia era conscientizar a população sobre os perigos da doença. Desde então, a campanha ficou conhecida em todo o mundo.

No Brasil, o Outubro Rosa começou a ganhar forma em meados dos anos 2000. Desde então, a população abraça cada vez mais a campanha. Com isso, muitos setores realizam atividades e campanhas em alusão à prevenção e tratamento do câncer de mama.

A importância do Outubro Rosa dentro das empresas

Atualmente, a grande maioria das empresas contam com atividades e campanhas internas e externas para alertar sobre a doença. Assim, o setor de Recursos Humanos pode trazer o debate preventivo para o ambiente de trabalho.

Dessa forma, os colaboradores podem ficar atento aos sinais, acelerando o diagnóstico, o que fortalece as chances de cura. Ou seja, o RH poderá ajudar nos cuidados com a saúde dos trabalhadores.

Aprenda a evitar os processos trabalhistas

Através da campanha interna, a sua equipe poderá se aproximar mais, gerando mais empatia e humanizando o dia a dia de trabalho. Além disso, os níveis de estresse diminuem, ao mesmo tempo em que os de interações sociais sobem.

Isso ocorre justamente pela natureza informativa da campanha. Com o conhecimento, os trabalhadores passam a saber como identificar a doença, para então tratá-la. Logo, a ideia é falar sobre autoexame, consultas médicas e a mamografia.

Homens e mulheres devem estar muito bem informados para que possam atuar na prevenção, caso seja preciso. Por fim, é sempre bom aumentar os níveis de engajamento coletivo. Com isso, todos os colaboradores podem apoiar a paciente em casos da doença na empresa.

Como trazer o Outubro Rosa para a empresa?

Agora que você sabe mais sobre a campanha do Outubro Rosa, é hora de adaptá-la para a sua empresa. Para tanto, é preciso encontrar formas de implementar atividades multidisciplinares e instrutivas dentro do local de trabalho.

A primeira dica, é claro, é organizar uma corrida em prol da conscientização. Isso porque, como visto acima, foi assim que a campanha começou, ainda na década de 1980. Mas não é só isso, e você pode inovar dentro da sua empresa. Confira 5 dicas abaixo.

Palestras motivacionais

Nada mais inspirador do que conversar com mulheres que já venceram o câncer de mama. É por isso que você pode organizar palestras com quem já passou pela doença, ou ainda a enfrenta, mas com garra e coragem.

Esse tipo de evento é importante para trazer uma visão mais humana ao Outubro Rosa, justamente por compartilhar as experiências das palestrantes. Outra tipo de evento são as conversas com profissionais médicos sobre prevenção, tratamentos e sinais de alerta, por exemplo.

Bingos e rifas beneficentes

Você pode organizar bingos ou rifas beneficentes. Assim, os valores arrecadados podem ser convertidos em ações sociais para entidades de combate ao câncer de mama, por exemplo.

Clique e entenda mais sobre o controle de EPI

Esse tipo de evento também pode fortalecer os laços entre os colaboradores, já que geram interações sociais dentro de um ambiente casual. Outra ideia está na coleta de itens para serem doados, como perucas ou até a doação de cabelo.

Decoração interna e distribuição de material informativo

Aproveite que o Outubro Rosa traz uma identidade visual cativante e atrativa, e decore a empresa com cartazes, laços, entre outros. Também é possível fazer camisetas para os colaboradores, em especial as mulheres, ou ainda oferecer broches temáticos e pendurar balões pelo local de trabalho.

Já na parte dos materiais a serem distribuídos, você pode imprimir flyers e informativos com dados sobre a doença, ou ainda dicas para prevenção. Se preferir, faça um cartão com o passo a passo do autoexame e distribua para as trabalhadoras.

Outra ideia é falar sobre os fatores de risco do câncer de mama. Isso porque conhecê-los é essencial para facilitar o diagnóstico precoce. Como você sabe, identificar a doença ainda nos estágios iniciais é importante para o tratamento.

Ginástica laboral

A ginástica laboral traz exercícios curtos, entre 10 e 15 minutos, para melhorar a saúde dos trabalhadores durante o expediente. Além disso, as atividades físicas trazem benefícios para a qualidade de vida, como respiração, postura e alongamento.

Quando se trata do Outubro Rosa, a ginástica laboral auxilia na prevenção contra o câncer de mama. Isso porque um dos fatores preventivos é justamente a realização de atividades físicas. E é claro que a ginástica também proporciona outras formas de fortalecer a saúde dos trabalhadores, como todo exercício.

Ofereça a mamografia

Por fim, uma ótima dica é oferecer o exame de mamografia para as trabalhadoras. Ele é essencial para o diagnóstico do câncer de mama, acelerando o tratamento. Se possível, a sua empresa pode fornecer esse teste de maneira gratuita, ou cobrindo parte dos custos.

outubro rosa mamografia

Assim, as mulheres poderão realizar o procedimento necessário para ficarem de olho na doença e, se detectado o câncer, iniciar o tratamento. A empresa também pode manter uma participação ativa no tratamento e acompanhar todo o processo.

Trazer a campanha para a empresa gera benefícios externos?

Ao implantar as dicas acima, a sua empresa ganhará com a interação social entre os trabalhadores, além do fator prevenção. Mas, além desses, quais são os demais benefícios em se aderir ao Outubro Rosa no local de trabalho?

Bom, para começar, quando a empresa divulga as campanhas, quem vê de fora tem uma visão mais positiva da marca. Assim, a maneira como os clientes e futuros clientes percebem a empresa é muito mais humana e casual.

Conheça os benefícios do nosso sistema de entrega e controle de EPI, o DuaPi EPI

Já as maiores vantagens são notadas por quem trabalha na empresa. Isso porque o marketing interno feito em torno dos eventos do Outubro Rosa costuma atrair e integrar a equipe. Além disso, ele também pode gerar a empatia coletiva para a saúde do time de trabalhadores.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *