Manutenção de EPIs: Confira 5 dicas - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do setor.

Publicado em 14 de novembro de 2022 na categoria #Artigos

Manutenção de EPIs: Confira 5 dicas

O uso de EPIs é de extrema importância para as empresas. Isso porque eles trazem mais segurança física aos funcionários, garantindo sua integridade e bem-estar. Mas é preciso ficar de olho para a manutenção de EPIs. 

Para que eles sejam usados de forma eficiente, é preciso ter cuidados na hora de guardar e conservar esses EPIS. 

Cada equipamento é fabricado de uma forma diferente. Sendo assim, cada um tem recomendações de utilização e cuidados próprios. 

Essas informações devem ser passadas pelo fabricante – de forma clara – para os usuários do EPI. Entretanto, alguns cuidados podem ser praticados por qualquer funcionário. Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre a manutenção ideal dos EPIs. 

1. Siga as instruções do fabricante

O primeiro e principal passo para a manutenção de EPIs é seguir as recomendações dadas pelo fabricante do produto. Afinal, ele é a maior autoridade para explicar como o EPI deve ser utilizado.

Além do uso, também é preciso que os equipamentos acompanhem instruções sobre higienização, estoque e conservação. 

2. Respeite as limitações do Certificado de Aprovação

Todo equipamento de EPI deve possuir um CA (Certificado de Aprovação). Esse é o documento que garante que o produto foi fabricado de acordo com as determinações de qualidade dos órgãos reguladores.

Dessa forma, sempre que você for comprar EPI, fique de olho no CA. Além disso, também é necessário entender que o CA tem prazo de validade – e ele é diferente do prazo de validade e uso do EPI.   

3. Utilize os equipamentos somente durante as atividades 

Os equipamentos de proteção não devem ser usados a todo instante. Eles são obrigatórios durante a realização de atividades específicas em locais de risco. Um exemplo comum é o trabalho em altura.

Assim, ao finalizar essas tarefas, o equipamento deve ser retirado para manutenção. Depois da lavagem de EPI, ele deve ser armazenado em local apropriado.  

4. Armazene os EPIs de forma adequada

Saber onde o EPI está localizado é importante para a organização do seu estoque de EPIs. Isso também ajuda a contribuir para a vida útil do equipamento. 

Dessa forma, esse local deve ser protegido do calor e da umidade, além de ficar longe de objetos pontiagudos que possam danificar qualquer coisa.

Além disso, esses equipamentos não devem ficar junto com as roupas dos funcionários. É preciso evitar possíveis contaminações e contribuir para a manutenção desses EPIs.

5. Fique atento ao estado do EPI

Além de conferir o prazo de validade, é importante ficar atento ao estado de conservação do item de proteção. 

Isso porque, muitas vezes, mesmo dentro do prazo de validade, o EPI pode ser danificado se a manutenção não ocorrer de forma correta.

Nesses casos, é preciso fazer uma substituição do produto. Além da segurança do trabalho, isso também afeta sua gestão financeira com a compra de EPIs. 

Como fazer uma higienização correta em cada EPI?

Para contribuir com a manutenção de EPIs e garantir uma boa durabilidade, é importante fazer um processo de higienização correto. Afinal, cada equipamento possui suas próprias instruções. Então, elas devem ser seguidas para não danificar e diminuir a vida útil do produto.  

O ideal para saber como higienizar o equipamento de forma correta é consultar as recomendações do próprio fabricante. Mas existem práticas que podem ser adotadas para qualquer produto.

Elas incluem, por exemplo, lavar com sabão neutro, secar sempre à sombra, não guardar o produto sem secar, abrigar o produto longe do sol ou da umidade, entre outros.  

Quais são as recomendações para cada produto?

Luvas de Segurança: se não forem descartáveis, lave-as com sabão neutro ou a seco no fim do expediente. Deixe o produto secar na sombra e não o guarde úmido. Se possível, tenha um segundo par para usar enquanto o outro seca.  

Calçados de Segurança: quando retirar o EPI, deixe ele “respirando” em um local seco e com boa circulação de ar. Não exponha esse produto diretamente ao sol e lave com a frequência que o fabricante recomendar.  

Óculos de proteção: eles podem ser lavados com sabão ou detergente neutro. Para secar, deixe abrigado à sombra ou utilize toalhas macias, tomando o cuidado para não arranhar ou danificar as lentes.  

Capacetes de Segurança: esse EPI geralmente só suja a superfície. Mesmo assim, é importante passar um pano úmido no fim do expediente e deixar secando em um local arejado, caso houver suor da cabeça.  

Respiradores: o filtro do equipamento é descartável e deve ser trocado sempre que for necessário. Para a máscara, basta passar um pano úmido e retirar o excesso de poeira e outros contaminantes.   

Protetores Auditivos: esses protetores devem ser higienizados diariamente, sempre após o uso. Ele deve ser lavado com sabão neutro ou limpo à seco para remover qualquer secreção do ouvido. Deixe-o secar à sombra e nunca guarde enquanto estiver úmido.

Gostou? A DuaPi pode te ajudar, entre em contato e com nossa equipe comercial!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *