Gestão de entrega de EPI por GHE - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do setor.

Publicado em 10 de janeiro de 2023 na categoria #Artigos

Gestão de entrega de EPI por GHE

O Grupo Homogêneo de Exposição, ou GHE, serve para facilitar o mapeamento dos riscos da empresa. Ou seja, ele rastreia os riscos físicos no ambiente em que o colaborador exerce a atividade, assim possibilitando uma melhor gestão de entrega de EPI.

Seu objetivo é deixar o ambiente de trabalho mais seguro, com menos riscos de acidentes acontecerem. A principal vantagem que o GHE oferece para a segurança do trabalho é a autonomia para que o SESMT trabalhe de forma independente ao setor de RH. 

Sendo assim, a prevenção de acidentes é ligada a cada ambiente que o profissional atual, onde a gestão de entrega de EPI pode ser feita por GHE. 

Nesse artigo, vamos te explicar mais sobre a gestão de entrega de EPI por GHE. Se você quer entender como funciona, continue acompanhando.  

O que é o GHE?

O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) consiste em agrupar os colaboradores da empresa de acordo com o que ele está exposto dentro do ambiente de trabalho. Esse sistema faz a identificação das condições que os colaboradores estão expostos e separam em grupos para poder identificá-los.  

Ele não é regido por uma Norma Reguladora, mas faz parte do Programa de Gerenciamento de Riscos, ou PGR. Assim, ele consta na Norma Reguladora nº 22 e no Anexo 13-A da Norma Reguladora nº 15. E

Além disso, o GHE também é importante para a elaboração do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT). 

Como criar um Grupo Homogêneo de Exposição?

Como explicado anteriormente, o GHE se trata de um processo para agrupar colaboradores que estão em situação similar na empresa. Para ajudar na identificação desses colaboradores, é preciso analisar alguns aspectos. Eles são: 

Ambiente de trabalho: analisa os processos principais e secundários, onde são descritas as interferências ao colaborador. É preciso detalhar todos os equipamentos, ferramentas, materiais e produtos utilizados, entre outros; 

Agente ou riscos ambientais: identifica os agentes de riscos dentro do ambiente de trabalho. Também aponta quais são os seus impactos na saúde do colaborador, assim como o limite de tempo de exposição, entre outros; 

Exposição ocupacional: reúne as informações dos processos realizados no ambiente da empresa para concluir as exposições durante a realização do trabalho. 

Todas essas informações devem ser coletadas nas condições normais de trabalho. Ou seja, criar uma situação especial para fornecer análise pode passar informações incorretas para a criação do Grupo Homogêneo de Exposição

É bastante eficiente coletar dados através de entrevistas com os colaboradores. Escutar cada membro que compõe a empresa é possível ter um ponto de vista que uma pessoa de fora não conseguiria ver. 

Com essas informações, é possível identificar colaboradores que estão em situação similar e criar os grupos menores. 

Quais são os critérios para criar o GHE? 

O método utilizado para criar o Grupo Homogêneo de Exposição depende bastante do profissional que realizará o trabalho. Ou seja, um profissional mais experiente tende a ter um melhor critério para criar os grupos. Ainda assim existem passos que podem ser seguidos. Entenda mais: 

  • Conhecer o ambiente de trabalho; 
  • Destacar as atividades realizadas por cada profissional, mesmo que duas atividades diferentes estejam expostas ao mesmo colaborador; 
  • Identificar os agentes por funções. Colaboradores que exercem a mesma atividade serão mais fáceis de agrupar; 
  • Se as funções tiverem características em comum, é preciso identificar uma forma de conseguir dividi-las. 

Como fazer a gestão de entrega de EPI por GHE? 

Dividir o ambiente de trabalho por cada função exercida ajuda a ter um controle maior de cada participante por setor. Além disso, você saberá quais as atividades realizadas, os riscos de exposição que estão sujeitos, entre outros. Dessa forma, é possível definir melhor os EPIs que cada colaborador irá precisar.  

Além disso, dividir os colaboradores por grupo ajuda a transmitir informações, repassar treinamentos e direcionamento para cada time em específico. Isso inclui a entrega e treinamento do uso de cada Equipamento de Proteção individual.

Se precisar de ajuda, o DuaPi.EPI pode te ajudar. O sistema foi construído especialmente para facilitar a gestão e controle dos seus EPIs. Agende uma conversa com nosso time de especialistas e saiba como ele funciona. 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *