![abril verde duapi](https://www.duapiepi.com.br/wp-content/uploads/2022/03/CAPA-768x415.webp)
Prevenir os acidentes de trabalho é uma das causas mais nobres que as empresas podem apoiar. É por isso que o Abril Verde é tão importante. Essa campanha serve para conscientizar sobre a importância dessa prevenção.
Mas como levar o Abril Verde para dentro da empresa? E será que é possível realizar uma campanha efetiva e atrativa? Acompanhe o texto e entenda mais sobre o assunto e confira 5 dicas para realizar o Abril Verde na sua empresa.
O que é o Abril Verde?
Primeiramente, é preciso saber o que realmente é o Abril Verde. Ele nada mais é do que uma grande campanha de conscientização sobre Saúde e Segurança do Trabalho. A ideia é justamente fortalecer os cuidados com a prevenção de acidentes e doenças de trabalho.
Esse tipo de cautela é necessária para que os trabalhadores possam atuar com mais segurança durante o cotidiano. É por isso que todos precisam estar em dia com os conceitos e práticas de segurança, evitando possíveis acidentes e condições médicas.
Dessa forma, o Abril Verde vem para auxiliar a reforçar essas práticas e saberes. Com isso, é mais fácil reduzir, ou até eliminar, os casos dentro da empresa. Mas isso só é possível com a participação de todos, incluindo trabalhadores e empresa.
Quando surgiu?
O Abril Verde surgiu por conta de um acidente de trabalho em uma área de mineração norte-americana, em abril de 1969. Na ocasião, 78 funcionários vieram a óbito por conta de uma explosão dentro da mina.
Esse acontecimento mudou as regras de exploração de solo do local, além de influenciar a criação de uma campanha mundial para prevenção de acidentes. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho definiu o dia 28 de abril, data da explosão, como Dia Mundial de Segurança no Trabalho.
Outra data que fortalece o Abril Verde é o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. Por isso, abril foi escolhido como o mês da conscientização sobre acidentes e doenças ocupacionais.
No Brasil, essa data passou a ser comemorada em 2005, com a Lei n.ª 11.121. Além disso, no país, o Abril Verde acabou sendo simbolizado pelo já tradicional laço na cor verde, que remete à segurança laboral. Então, essa é uma boa opção para fortalecer a segurança nas empresas.
Importância da conscientização
Mas será que o Abril Verde é realmente assim tão importante? A resposta está nos números: atualmente, o Brasil é o 2º país do G20 com mais acidentes de trabalho fatais. Entre 2012 e 2020, mais de 21,5 mil trabalhadores brasileiros morreram em acidentes trabalhistas.
Sendo assim, fica claro que a prevenção de acidentes deve ser amplamente priorizada pelas empresas e trabalhadores. A campanha do Abril Verde vem justamente para fortalecer a busca pela segurança de todos. Por isso ela é tão importante.
A busca por um ambiente de trabalho mais seguro não é um trabalho apenas da empresa ou dos trabalhadores, mas uma atividade em conjunto. Ao trabalharem com um mesmo objetivo – reforçar a prevenção -, todos saem ganhando com os bons resultados que podem ser alcançados.
Mas, para que essas melhorias possam realmente ocorrer, é preciso justamente realizar esse trabalho de conscientização que o Abril Verde traz. Então, se faz necessário montar uma boa campanha interna, compartilhando informações e conhecimento sobre a cultura de prevenção.
5 dicas para levar o Abril Verde para a sua empresa
Como visto acima, o Abril Verde é muito importante para que seja possível fortalecer a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além disso, como muitos acidentes de trabalho ocorrem no Brasil, a campanha ganha ainda mais relevância.
![leve o abril verde para a sua empresa](https://www.duapiepi.com.br/wp-content/uploads/2022/03/imagem2-2-1024x686.webp)
Portanto, nada mais justo do que preparar uma boa campanha interna no seu local de trabalho. Para isso, será preciso criar novas práticas de segurança, além de rever outras mais antigas. E é claro, tudo isso enquanto o conhecimento é repassado para os trabalhadores. Confira 5 dicas:
Líderes e gestores preparados
Antes de mais nada, é preciso que gestores e líderes de equipe estejam preparados para as ações do Abril Verde. Além disso, eles também devem estar sempre alinhados com a ideia de fortalecer a prevenção e a segurança.
Isso é importante pois, como você sabe, os gestores precisam liderar pelo exemplo. Outro ponto é que, com o preparo, os líderes podem guiar os trabalhadores no dia a dia. A ideia é inspirar e auxiliar na busca por soluções e pela prevenção.
Então, antes de iniciar os trabalhos para o Abril Verde, considere treinar e capacitar os líderes e gestores da empresa. Dessa forma, fica mais fácil de implementar a campanha, além de fortalecer o engajamento e a recepção de conteúdo por parte dos trabalhadores.
Conteúdo para todos
O conhecimento é uma das principais ferramentas para fortalecer a prevenção de acidentes na empresa. Então, com a ajuda dos líderes de equipe, o Abril Verde deve trazer diversas fontes de conteúdo para os trabalhadores.
Essas informações precisam falar abertamente sobre as técnicas e conceitos necessários para que a segurança seja mantida durante o trabalho. Então, considere organizar palestras e workshops sobre temas relevantes para a prevenção.
Se a sua empresa não possui um cronograma de treinamentos e outros eventos desse tipo, essa é uma boa oportunidade para começar. Se for preciso, considere buscar a ajuda de especialistas no assunto, fortalecendo as instruções de segurança.
A ideia é combinar gestores e líderes preparados para guiar as equipes com trabalhadores que saibam como prevenir situações de risco. Se isso for bem executado, o número de acidentes pode ser reduzido ou até eliminado.
Informação acessível
Não baseie o compartilhamento de informações apenas nos treinamentos e palestras. Durante o Abril Verde, é comum que as empresas enfeitem os espaços de trabalho com adereços na cor verde. Em geral, a decoração mais pedida é o famoso laço verde da campanha.
Porém, não é preciso parar por aí. Você pode, por exemplo, imprimir flyers educativos para distribuir entre os trabalhadores. Outra ideia é colar cartazes em locais de grande movimentação de colaboradores, como placas de avisos.
Se a empresa possuir alguma ferramenta de comunicação interna, também é possível utilizá-la para reforçar a campanha. Seja como for, o importante é repassar detalhes sobre a importância de prevenir os acidentes de trabalho.
Voz aos trabalhadores
Uma das melhores dicas para um bom Abril Verde na empresa é abrir espaço para que os trabalhadores possam falar. Isso porque não basta apenas repassar o conhecimento: é preciso entender a realidade de trabalho dos colaboradores.
Para tanto, é preciso dar voz para todos. Então, na hora de organizar a campanha, não se esqueça de oferecer ferramentas para que todos consigam dar sua opinião. Outra vantagem é que isso vai permitir coletar o feedback dos participantes.
![voz aos trabalhadores no abril verde](https://www.duapiepi.com.br/wp-content/uploads/2022/03/imagem1-2-1024x832.webp)
Essa é uma ótima forma de compreender como está indo o seu Abril Verde. Assim será possível ajustar eventuais erros e situações problemáticas, melhorando o evento cada vez mais. Portanto, não se esqueça de abrir espaço para o debate.
A iniciativa pode ser mais uma maneira de incentivar a troca de ideias e sugestão de novos processos de segurança. Sendo assim, nada mais justo do que permitir o debate na campanha interna de Abril Verde da sua empresa.
Abril Verde e SIPAT
Por fim, uma ótima dica para um bom Abril Verde é organizar a SIPAT para esse período. Em geral, essa semana costuma acontecer próxima do mês de setembro. Mas, saiba que isso não é uma regra, e o evento pode ser realizado em qualquer período.
A ideia aqui é utilizar a SIPAT justamente para abordar os temas importantes para a prevenção de acidentes e segurança no trabalho. Isso porque esse evento costuma trazer palestras, workshops e atividades voltadas para o tema.
Lembre-se de que a SIPAT é obrigatória e deve ser realizada mesmo com as limitações que a pandemia trouxe para as empresas e trabalhadores. Então, junte o útil ao agradável e combine as duas campanhas, fortalecendo ambas.
Deixe um comentário