SIPAT 2022: 5 dicas para organizar na sua empresa - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 4 de março de 2022 na categoria #Artigos

SIPAT 2022: 5 dicas para organizar na sua empresa

sipat 2022

Em meio à pandemia da Covid-19, muito se falou sobre a realização de eventos presenciais. Mas muita gente não percebeu que isso também impacta em alguns eventos específicos, como a SIPAT. Será que é possível realizar a SIPAT com segurança. E a sua empresa, está preparada para a SIPAT 2022?

Pode parecer algo até bobo, mas é muito importante saber como adaptar a SIPAT para o ano que está por vir. Porém, antes de tudo, é preciso entender o que realmente é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e qual sua importância.

O documento que dispõe sobre a SIPAT é a NR-5, e a semana tem caráter obrigatório. É claro que cada empresa tem a sua realidade, mas ainda é preciso adaptar. Então, acompanhe abaixo tudo sobre a SIPAT e como preparar a sua empresa para o evento em 2022.

O que é a SIPAT?

Primeiramente, vamos entender o que realmente é a SIPAT. Essa é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes. A norma regulamentadora responsável pelo evento é a NR-5. Essa semana tem recorrência anual. Em geral, a SIPAT ocorre perto do mês de setembro.

A SIPAT é de responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A ideia do evento é trazer conhecimento e conscientização para os trabalhadores.

Além disso, a SIPAT também auxilia na hora de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais através do preparo e prevenção. Por fim, o evento pode auxiliar na manutenção da saúde dos trabalhadores, dependendo das dinâmicas realizadas.

Em resumo, a SIPAT é muito importante para manter, ou até implementar, a cultura de segurança da empresa. Então, nada de deixar a organização do evento para a última hora.

A SIPAT é obrigatória?

A resposta curta para essa pergunta é “sim, a SIPAT é obrigatória”, segundo o item 5.16, letra “O” da Portaria N° 3.214. Esse item da NR-5 indica qual órgão é responsável pela realização do evento: a CIPA. De acordo com o documento, ela deve:

“Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.

Ainda segundo a NR-5, em casos onde a empresa não possui SESMT, o responsável pelo evento, junto com a CIPA, é apontado pela gestão. Entretanto, a norma não é clara sobre quais empresas devem realizar a SIPAT de forma obrigatória.

Isso significa que todas as empresas são obrigadas a organizar a SIPAT. E isso vale independentemente do tamanho ou número de trabalhadores. Sendo assim, a conclusão que o documento passa é a de que todas as organizações devem realizar o evento.

Benefícios da SIPAT

Mesmo sendo obrigação da empresa, a SIPAT ainda traz diversos benefícios se realizada de forma eficiente. Logo, é preciso parar de ver o evento como algo que precisa ser realizado por questões legais. Foque nas melhorias para o ambiente de trabalho que ela pode trazer:

benefícios da sipat

Em geral, uma SIPAT bem organizada costuma melhorar, e muito, a segurança no ambiente de trabalho. Esse costuma ser um dos principais benefícios do evento. Afinal, nada mais importante do que colaboradores conscientes e preparados para lidar com os perigos que o trabalho apresenta.

SIPAT online ou presencial?

Agora que você já sabe o que é a SIPAT e para que ela serve, é hora de entender como realizá-la o em 2022. Isso porque, por conta da pandemia do novo Coronavírus, um grande evento presencial pode ser problemático.

Então, nada mais justo do que adaptar a SIPAT para o atual contexto de pandemia. Além disso, também é necessário moldar esse evento para a realidade da sua empresa. E claro, tudo com base nas exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS). Existem três formas de realizar a SIPAT:

Evento presencial

É claro que a primeira maneira de realizar esse evento tão importante é com uma SIPAT presencial, nos moldes tradicionais. Porém, entenda que essa opção só deve ser considerada após analisados os dados sobre o Coronavírus na sua região.

Atualmente, mais de 70% dos brasileiros já possuem mais de duas doses da vacina contra a Covid-19. Sendo assim, em caso de poucas incidências de contaminação, considere realizar uma SIPAT presencial. Entretanto, não se esqueça das medidas de segurança:

sipat segurança

Lembre-se, sempre, de que o principal objetivo da SIPAT é a saúde, bem-estar e segurança dos trabalhadores. Sendo assim, é preciso ficar de olho nesses detalhes, que também fazem parte do debate sobre SST em 2022.

Evento online

A modalidade online está sendo amplamente utilizada e aceita entre organizadores de eventos em todos os setores. Para a SIPAT, não seria diferente, principalmente se você considerar a ideia inicial desse evento.

E a melhor parte é que, hoje em dia, as ferramentas necessárias para esse tipo de execução da SIPAT são todas de fácil acesso. Além disso, a tecnologia é aliada na hora de garantir a segurança dos trabalhadores.

Entretanto, ainda é preciso ficar de olho em eventuais problemas com o uso dessas plataformas. Isso porque alguns colaboradores podem não saber como utilizá-las corretamente. Outro ponto é que o conteúdo precisa ser adaptado para as apresentações virtuais.

Não é legal levar um evento monótono e chato para os trabalhadores. Tente criar apresentações interativas, que possam gerar engajamento por parte de quem assiste. Algumas ideias incluem multimídia (principalmente vídeos), enquetes, jogos e outras formas de atrair a atenção.

Evento híbrido

Por fim, é possível realizar a SIPAT de maneira híbrida. Isso significa que, durante a execução do evento, será preciso adotar técnicas presenciais e online. Essa é uma boa forma de organizar seu evento com segurança e eficiência.

Então, para a SIPAT híbrida, a empresa pode organizar a abertura e encerramento do evento de forma presencial e segura. Já as palestras e treinamentos são feitos de maneira remota. Também é possível intercalar toda a programação.

5 dicas para organizar uma boa SIPAT em 2022

Como você viu acima, a SIPAT 2022 trará muitas novidades. Isso se deve, principalmente, à pandemia do Coronavírus. E isso vale mesmo que a situação esteja mais controlada. É por isso que a sua empresa deve realizar a SIPAT com mais segurança e tecnologia. Confira 5 dicas:

Organização precisa e antecipada

Quer organizar uma SIPAT 2022 perfeita? Bom, a verdade é que não existe fórmula pronta para isso. Porém, é possível dizer que preparar o evento com antecedência pode ajudar a tornar a SIPAT mais atrativa e bem-sucedida.

Isso porque não é nada legal deixar tudo para a última hora. Então, o ideal é que as equipes responsáveis pelo evento, com a CIPA, comecem a atuar o quanto antes. Assim fica mais fácil debater as necessidades da SIPAT, além de organizar tudo com prazos mais flexíveis.

Para começar, os organizadores devem definir o que cada membro da equipe vai fazer durante a preparação. É preciso deixar bem claro quais serão as tarefas necessárias, como e quando realizá-las. Dessa forma é possível evitar erros e dores de cabeça no futuro.

Uma dica importante é que a equipe deve considerar habilidades e disponibilidades de cada um dos membros organizadores. Com isso, fica mais fácil de atingir os resultados necessários para que a SIPAT 2022 da sua empresa ocorra com mais tranquilidade.

Por fim, não se esqueça de incluir a organização digital do evento, caso a SIPAT seja realizada de forma online. Essa etapa é essencial para todos. É possível que as tecnologias necessárias nem sempre sejam acessíveis. É por isso que a preparação com antecedência é importante.

Cuidado com os temas abordados

Como você viu acima, a SIPAT é um evento que busca debater a segurança do trabalho com os colaboradores da empresa. Mas ela vai além disso. É possível incentivar a participação em diversas atividades diferenciadas durante a semana.

Além do mais, ninguém gosta de acompanhar eventos engessados e que sejam “mais do mesmo”. Portanto, será preciso utilizar a criatividade para criar rotinas que busquem atrair a atenção dos participantes.

Escolher bons temas é uma parte importante desse processo, possibilitando dinâmicas diferenciadas e atrativas. Você só precisa do tema certo. Algumas dicas são jogos, debates, apresentações artísticas e até atividades de perguntas e respostas com recompensas. Confira algumas dicas de temas:

temas sipat 2022

É claro que os temas acima são apenas sugestões. Atualmente, é importante que os assuntos selecionados tenham relação com o cotidiano e a realidade da empresa. Dessa forma, ao serem abordados, poderão influenciar ativamente no ambiente laboral.

Fique de olho nas datas

Lembra que falamos sobre a organização da equipe lá na primeira dica sobre uma boa SIPAT 2022? Pois é agora que será preciso aplicar e ficar de olho nos prazos e datas estipuladas. Essa etapa é extremamente importante, já que não se pode deixar esse evento para a última hora.

Então será preciso ter cuidado com as datas. E isso mesmo que as tarefas da equipe já estejam distribuídas e os temas selecionados. Uma boa dica é criar um cronograma. Ele deve conter todas as atividades a serem realizadas. Assim ninguém se perde e a equipe não fique sobrecarregada.

Outro ponto importante é que o cronograma vai auxiliar no acompanhamento das tarefas. Com isso, é possível identificar eventuais problemas com alguma atividade específica, por exemplo. Nesses casos, a equipe pode se adaptar para encontrar soluções eficientes e ágeis.

SIPAT presencial? Escolha um local adequado

A empresa decidiu que a SIPAT 2022 será realizada de forma presencial? Então será preciso encontrar um local que atenda todas as exigências de saúde da OMS. Isso significa que o espaço precisa ser aberto, com boa ventilação e permita o distanciamento social.

Além disso, o ambiente selecionado precisa contar com pontos de higienização com álcool em gel. Também é possível montar locais para que os participantes possam lavar as mãos com água e sabão. Dessa forma, o evento ocorre de forma mais segura.

Porém, é claro que, mesmo com as exigências acima, ainda é preciso pensar em um ambiente confortável e acessível. Lembre-se de que o bem-estar dos participantes também é fundamental para que todos possam acompanhar o conteúdo com mais tranquilidade.

Por fim, não se esqueça de que imprevistos podem ocorrer. Assim, nada mais justo do que ter um plano B em caso de chuva, ventos fortes ou outros problemas que possam ocorrer no local. Ah, e não se esqueça das saídas de emergência.

Divulgue o seu evento

Não adianta preparar a melhor SIPAT já realizada na empresa, se o engajamento for baixo durante o evento. É por isso que você vai precisar divulgar com antecedência. Com isso, os colaboradores ficam cientes e esperam pelo evento.

Não importa se a SIPAT 2022 da sua empresa vai ser presencial ou online, pois a divulgação segue de forma quase semelhante. Alguns exemplos incluem murais de aviso, cartazes, e-mail, camisetas especiais, adesivos, intranet, flyers, enfim.

Os materiais de divulgação devem conter todas as informações importantes sobre o evento. Entre elas, estão as datas, horários, temas, local (ou ambiente virtual), entre outros dados. Além disso, você pode divulgar aos poucos cada tema, chamando a atenção para cada um de forma separada.

Um detalhe importante é que será preciso ensinar a utilizar as ferramentas básicas para acessar o evento, em caso de SIPAT online. Assim ninguém fica de fora por conta da falta de conhecimento necessária para acessar e participar.

Dessa forma os colaboradores terão mais interesse na SIPAT, garantindo mais engajamento durante o evento. Lembre-se de que esse evento é importante para a segurança do local de trabalho, além de servir como forma de confraternizar.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: