Treinamento de EPI: Saiba como o DuaPi EPI te ajuda - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 28 de junho de 2022 na categoria #Artigos

Treinamento de EPI: Saiba como o DuaPi EPI te ajuda

treinamento do uso de epi

Manter a segurança de um trabalhador deve ser uma das prioridades da sua empresa. Um ambiente de trabalho precisa ser seguro, pois isso motiva o funcionário a cumprir suas obrigações. E é claro que é difícil falar sobre segurança sem falar sobre treinamento de EPI.

Os EPIs são os acessórios ideais para a segurança. No entanto, não são todos os empregados que estão totalmente inteirados sobre como se usa esses equipamentos de forma correta. Nesse artigo, vamos esclarecer dúvidas sobre o treinamento de uso correto dos EPIs. Confira a seguir!

Qual a importância do treinamento de EPI?

Além de fornecer os EPIs, a empresa também deve realizar o treinamento de uso dos mesmos. Essa obrigação está indicada na NR-6, bem como em parte pela NR-1. Ela busca garantir a segurança de seus colaboradores, fazendo com que entendam como o EPI deve ser utilizado.

Afinal, muitos dos funcionários acabam não usando os itens de proteção por não entenderem seu verdadeiro propósito. Em geral, isso ocorre por pura falta de informação. Então, o melhor a se fazer é mudar esse conceito através dos treinamentos.

Mas, antes de realizar o treinamento de EPI, o responsável pela segurança do trabalho precisa entender a real importância desse processo. Isso porque somente assim irá conscientizar os colaboradores.

A ideia é que, dessa forma, cada colaborador deve conhecer os EPIs necessários para o seu trabalho e estar ciente dos riscos de não usar os equipamentos. As capacitações adequadas são a melhor forma de garantir isso.

Faça uma programação de treinamento de EPI

Para iniciar o treinamento de EPI é preciso de uma programação. Além disso, é preciso avisar previamente os colaboradores. Por fim, todo o conteúdo que for apresentado precisa ser preparado previamente.

Afinal, de nada adianta ministrá-lo sem saber direito o que se está falando. Então, o responsável pelo treinamento deve preparar um roteiro e segui-lo do início ao fim. Se precisar, faça anotações de informações importantes.

A parte essencial do treinamento de EPI é a apresentação dos itens, de forma visual e prática. Cada equipamento deve ser mostrado para os colaboradores, acompanhado de uma explicação para que serve e como funciona.

ensine os colaboradores sobre o uso correto do epi

Essa interação é importante para que todos tenham uma noção de como funciona cada EPI, mesmo se ele não for utilizado na sua função. Assim, sabe-se como cada item atua para proteger os membros da equipe de trabalho.

O ideal é que o treinamento de EPI seja feito de forma periódica, pois assim é possível incluir novos colaboradores e atualizar o conteúdo. Além disso, o mercado sempre apresenta novidades. Então, é a hora de encontrar melhorias nos equipamentos, atualizando treinamentos antigos.

Qual a importância do uso correto do EPI?

O Brasil é o quarto país onde mais ocorrem acidentes de trabalho no mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia. O principal motivo para essa colocação é ignorar o uso do EPI. Sendo assim, a obrigatoriedade e o uso correto deles devem ser temas primordiais nas capacitações.

Esse tipo de treinamento ajuda na redução do número de acidentes, bem como na hora de minimizar os impactos causados pelo uso incorreto. Isso acontece pois os EPIs trazem mais conforto para os colaboradores e garantem proteção contra pancadas, cortes, torções e até doenças ocupacionais.

Existem várias tarefas dentro do ambiente industrial que não podem ser executadas sem o uso do EPI. Um exemplo disso é o trabalho em altura. Nesse caso, a falta do cinto paraquedista pode ocasionar a morte.

Dessa forma, providenciar o EPI é sinônimo de segurança ao colaborador, garantindo a saúde, o conforto e a integridade física da sua equipe. E lembre-se sempre de ensinar como utilizar os itens de forma correta de uso pelos treinamentos de EPI.

O EPI jamais deve ser visto como um gasto desnecessário para empresa, mas sim uma forma de investimento. Afinal, são eles que ajudam a reduzir os acidentes de trabalho, garantindo a segurança dos trabalhadores, evitando problemas, e colaborando para a saúde.

Como a DuaPi pode auxiliar na sua gestão de treinamento de EPI

Agora que você já sabe qual é a importância dos treinamentos de EPI, é hora de entender como o DuaPI EPI pode te ajudar. Com o módulo de Gestão de Treinamento, nossa ferramenta permite o controle total das capacitações da sua empresa.

gestão de treinamento duapi epi

E o melhor é que todo e qualquer treinamento pode ser gerenciado com o DuaPi EPI. Basta cadastrar cada treinamento no módulo, garantindo a realização de cada prática com a ajuda do sistema.

Quer saber mais sobre o DuaPi EPI e o módulo de Gestão de Treinamentos? Então assista o vídeo abaixo e fique por dentro de como a nossa ferramenta pode facilitar seu trabalho e maximizar a segurança dos colaboradores.

E aí, gostou da nossa solução? Entre em contato com nosso time de especialistas e retire suas dúvidas. Se preferir, cadastre-se para um teste grátis de 14 dias na nossa ferramenta e comece a utilizar o DuaPi EPI hoje mesmo.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário:

  1. Anderson disse:

    Quero conhecer