Novembro Azul e a prevenção dentro das empresas - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 5 de novembro de 2021 na categoria #Artigos

Novembro Azul e a prevenção dentro das empresas

novembro azul blog duapi

Criado em 1999, na Austrália, o Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de próstata. Desde então, a campanha se espalhou pelo mundo todo, sendo aplicada até mesmo dentro das empresas.

Mas, qual o papel da sua empresa nessa campanha tão importante para a saúde masculina? E existem formas eficientes de trazer o Novembro Azul para o ambiente de trabalho? Confira as respostas para essas e outras perguntas no blog dessa semana.

O que é o Novembro Azul?

O Novembro Azul surgiu ainda no final da década de 90, na Austrália. A campanha tinha o objetivo de conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de próstata. Assim, a população pode entender sobre a importância dessa luta, além de conhecer sintomas, tratamento e formas de evitar a doença.

Nas últimas décadas, a campanha passou a ser celebrada de forma anual em praticamente todo o mundo ocidental. Dessa forma, a saúde dos homens passa a ganhar mais visibilidade, principalmente por conta do preconceito envolvido.

Entretanto, o Novembro Azul segue extremamente importante para o combate ao câncer de próstata. É através dele que a saúde e o bem-estar dos homens, principalmente dos que tem mais de 40 anos, recebe mais atenção.

A importância da campanha

O problema é que uma boa parte da população acaba não conhecendo a campanha, muito menos entende sua importância. Entretanto, o número de casos de câncer de próstata segue alto, sendo necessário que o Novembro Azul alcance cada vez mais pessoas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 1 a cada 9 homens vai desenvolver a doença ao longo da vida. Sendo assim, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil. Em primeiro lugar está o câncer de pele não-melanoma.

Outro dado que assusta é a estimativa de novos casos para 2022 no país. De acordo com o INCA, serão mais de 65 mil novos pacientes de câncer de próstata, seguindo o padrão de 2022 e 2021.

Essa é uma doença silenciosa e que atinge muitos homens. O ideal é que a prevenção seja levada a sério. Normalmente, o câncer de próstata aparece em homens mais velhos, acima dos 65 anos. O diagnóstico precoce fortalece as chances de cura, e o Novembro Azul auxilia o processo.

O que é o câncer de próstata?

Antes de saber mais sobre a campanha do Novembro Azul, é importante entender o que é o câncer de próstata. Essa doença afeta uma glândula específica, chamada de próstata, que só os homens possuem. Ela fica localizada logo abaixo da bexiga.

Para que o problema ocorra, a próstata cresce de maneira excessiva com o passar dos anos. Além disso, é comum que os tumores possam se espalhar para outros órgãos, evoluindo de maneira muito rápida.

Mas, em geral, o câncer de próstata se desenvolve de forma lenta e demorada. Sendo assim, o diagnóstico precoce é essencial para que o paciente possa ter chances maiores de cura, efetivando o tratamento. Confira os sintomas abaixo.

novembro azul sintomas câncer de próstata

Em alguns casos, o paciente não apresenta sintomas, ou ainda aparecem de forma moderada. Isso porque, como visto, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa. Além disso, é fácil de confundir os sintomas leves com o aumento natural da próstata, que ocorre por conta da idade avançada.

Para diagnosticar a doença, é realizado um exame de sangue chamado de dosagem de PSA. Ele analisa o antígeno prostático e confere se a quantidade está em níveis normais. Outra forma de identificar o câncer é através do exame de toque retal.

Preconceito e os exames de prevenção

Atualmente, o preconceito é um dos maiores inimigos da prevenção contra o câncer de próstata. Isso porque o exame de toque ainda é um grande tabu na sociedade, principalmente por conta do machismo e da falta de informação.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), grande parte dos homens acredita que esse exame afeta sua masculinidade. Outra preocupação é que a maioria dos homens com mais de 60 anos não acham o exame importante para sua saúde.

De acordo com uma pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, eles não cuidam muito bem da própria saúde. 50% dos homens procuram ajuda médica apenas em casos onde os sintomas atrapalham a rotina. Esse comportamento é prejudicial, visto que o câncer em estágio avançado raramente tem cura.

Assim, prevenir a doença acaba sendo muito mais difícil do que deveria ser, e é aí que entra a importância do Novembro Azul. É através dele que fica mais fácil vencer o preconceito e garantir a saúde e bem-estar dos homens contra um risco que pode levar ao óbito.

Com a campanha, a população pode ter acesso às informações importantes sobre sintomas, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Com isso, é possível combater o preconceito contra o exame, aumentando as chances de cura dos pacientes.

Qual a importância de prevenir o câncer de próstata?

Como visto acima, o câncer de próstata pode até levar ao óbito. Além disso, os sintomas são desconfortáveis e afetam até a saúde sexual do homem. Então, o ideal é que a prevenção seja a principal arma contra a doença, evitando com que a condição apareça.

Outro ponto importante é o incentivo aos exames. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura em até 90%. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais fácil é para que o tratamento tenha efeito. Ou seja: a prevenção é sempre o melhor remédio.

Qual é o papel das empresas na campanha de Novembro Azul?

Com toda a importância do Novembro Azul para a saúde dos homens, é inegável que as empresas também possuem responsabilidades nessa causa. É dever da empresa auxiliar na conscientização sobre o câncer de próstata.

Isso porque, dessa forma, é possível cuidar da saúde dos seus colaboradores. Através da campanha, a empresa deve veicular informações importantes sobre a doença, como os sintomas e formas de identificar o câncer.

banner duapi sistemas entrega de epi por biometria

Outra necessidade é a de romper com o preconceito contra o exame. Em geral, muitos homens ainda evitam realizar o teste de toque retal por conta de intolerância, estereótipos ou até medo. Mas por que abordar tudo isso dentro do local de trabalho?

Por que trabalhar a campanha Novembro Azul nas Empresas?

O Novembro Azul vai ajudar a empresa na hora de conscientizar os trabalhadores sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata. Mas, além disso, a campanha também traz outros benefícios.

Assim como no Outubro Rosa, todo o ambiente de trabalho vai ganhar com o incentivo aos cuidados com a saúde. Mas o que mais o Novembro Azul oferece para a sua empresa? Vamos descobrir abaixo.

Os funcionários se sentem vistos

Valorize seus colaboradores. Eles são o recurso mais importante que a empresa possui. Então, nada mais justo do que agradecer pelo trabalho prestado com o incentivo à saúde e bem-estar. Dessa forma, você mostra que se preocupa com o colaborador, e ele se sente acolhido.

Um detalhe importante é que esse reconhecimento costuma trazer bons retornos na produtividade e resultados. Ao se sentir acolhido, o trabalhador tende a prezar mais pelo local onde trabalha, colegas e gestores, ofertando o melhor de si.

A cultura organizacional é fortalecida

Demonstre que você se importa com o trabalhador. Esse tipo de ação, não só durante o Novembro Azul, mas em qualquer campanha externa ou interna, fortalece a sua cultura organizacional.

Ela vai guiar a visão do colaborador sobre a empresa. Assim, é ideal que a organização faça sempre o que é melhor para os funcionários, criando uma identidade que se preocupa com todos. Seja para cuidar da saúde física ou mental, esteja presente.

O ambiente de trabalho fica mais leve

Com toda essa atenção ao trabalhador, é evidente que o ambiente de trabalho ficará mais leve. Isso porque, quando um funcionário realiza suas funções sabendo que está sendo valorizado, ele fica satisfeito e feliz com o local onde trabalha.

Além disso, vale lembrar que é na empresa onde ele passará a maior parte do dia. Assim, um ambiente mais leve vai garantir melhores resultados, visto que todos trabalharão com mais empenho.

5 ideias para o Novembro Azul na sua empresa

Dúvidas de como levar o Novembro Azul até a sua empresa? Primeiramente, não se esqueça de decorar o ambiente com as clássicas fitinhas azuis. Temos 5 outras dicas para te ajudar nesse processo. Confira quais são abaixo e prepare-se para expandir a campanha por todo o local de trabalho.

Promova palestra com especialistas

Para começar, agente palestras com especialistas no tema. Médicos oncologistas e outros profissionais podem ser uma boa pedida. Com esse tipo de evento, é possível responder dúvidas frequentes sobre o câncer de próstata, como sintomas, os exames e diagnóstico.

Uma boa dica é buscar um palestrante que saiba como se comunicar com seus colaboradores. De nada adianta contratar um profissional que fala com linguagem médica se os trabalhadores não entendem os conceitos explicados.

Envolva todas as equipes e trabalhadores na campanha

Você sabe que é preciso envolver todos os colaboradores de forma igualitária. Então, durante o Novembro Azul, a empresa deve considerar todos os setores e equipes para realizar as atividades.

Assim, durante uma palestra, por exemplo, os trabalhadores podem se sentar em grupos de conhecidos, facilitando na hora de abordar o assunto sem constrangimentos. E não se esqueça de que será preciso distribuir os mesmos materiais para todos, igualmente, como camisas ou adornos azuis.

Utilize vídeos educativos

Se a sua equipe de colaboradores não costuma interagir muito, talvez seja interessante utilizar vídeos educativos. Atualmente, é fácil encontrar diversas produções audiovisuais com qualidade e que abordam os temas necessários para a campanha.

Já se a empresa possui um setor de marketing, por exemplo, é possível produzir seu próprio vídeo para o Novembro Azul. Se esse for o caso, não se esqueça de falar sobre prevenção, sintomas, diagnóstico e abordar o preconceito no exame.

Compartilhe as ideias para o Novembro Azul nas empresas

Não se esqueça de marcar presença nas redes sociais. É claro que o Novembro Azul tem como foco a prevenção da doença e você deve priorizar a saúde dos seus trabalhadores, bem como o ambiente de trabalho.

Entretanto, é sempre bom compartilhar um pouco dos processos internos da sua empresa, incluindo ações de cunho médico. Assim a marca é vista por mais pessoas, gera engajamento e também conscientiza quem vê as publicações.

Busque parcerias com consultórios médicos

Por fim, uma boa dica para levar o Novembro Azul até a empresa é buscar parcerias com profissionais e consultórios médicos. Assim, os trabalhadores podem receber consultas gratuitas ou com desconto, se possível.

Essa é uma das melhores alternativas para a campanha dentro das empresas, visto que os funcionários poderão tirar dúvidas direto com o médico. Isso facilita na hora de falar sobre o exame de toque, por exemplo.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir levar a campanha com facilidade para o ambiente de trabalho, garantindo a saúde e bem-estar dos colaboradores. E não se esqueça de enfatizar a importância da prevenção contra o câncer de próstata, bem como os perigos da doença.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: