O controle de entrega de EPI ideal existe? - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do segmento.

Publicado em 11 de agosto de 2021 na categoria #Artigos

O controle de entrega de EPI ideal existe?

controle entrega epi duapi sistemas

É comum que gestores pensem em diferentes formas de otimizar o processo de gestão dos EPIs na empresa. Mas você já pensou em utilizar um sistema de controle de entrega de EPI?

Esse tipo de software ajuda na distribuição, supervisão, treinamentos e outras ações voltadas à Segurança do Trabalho (SST). Essas são iniciativas essenciais para manter a boa saúde e o bem-estar dos colaboradores.

É por isso que o Blog dessa semana vai trazer mais informações sobre esse tipo de ferramenta. Além disso, vamos falar sobre alguns benefícios que o uso dessa tecnologia pode trazer para a sua gestão.

A importância da gestão de EPI

Primeiramente, é preciso entender a importância do controle de EPI e que ele deve ser feito de forma correta e ágil. Isso porque será necessário otimizar a supervisão dos equipamentos e garantir o fornecimento deles para os colaboradores.

Porém, a empresa deve oferecer os itens corretos para cada trabalhador e sua função. Lembre-se de que, em casos onde o funcionário não esteja utilizando os EPIs necessários e sofrer algum acidente, a empresa poderá sofrer processos judiciais.

Evite processos trabalhistas com um bom sistema de entrega de EPI

Sendo assim, a gestão de EPI nada mais é do que uma forma de garantir a segurança dos profissionais e da empresa. Logo, é essencial e deve ser implantada o quanto antes.

Com isso, o trabalhador poderá cumprir sua carga horária de maneira segura, como dita a Norma Regulamentadora nº 6. Então, a empresa terá a certeza de que se encontra dentro das indicações legais, ao mesmo tempo em que todos estarão protegidos. 

O que você precisa para o controle de EPI?

Com a grande importância da gestão de EPIs para as empresas, é normal que elas busquem métodos eficientes para acelerar esse processo. E o melhor é que realmente existem formas de facilitar tudo, principalmente com um sistema de gestão de EPI.

Mas, além dele, e até através dele, a empresa precisa garantir algumas práticas para melhorar esse controle. Então, abaixo você conhece alguns tópicos importantes para fortalecer o seu controle de entrega de EPI.

É preciso garantir as manutenções periódicas

Antes de tudo, não se esqueça de realizar a manutenção periódica dos EPIs. Isso porque é preciso ter certeza de que os materiais estão com a qualidade e Certificados de Autenticação (CA) em dia, garantindo a segurança dos trabalhadores.

sistema controle entrega epi facilita trabalho
Agilize os processos da sua empresa com um software de entrega de EPI

Além disso, a manutenção periódica também vai oferecer uma maior durabilidade para os equipamentos. Com isso, é possível utilizar os EPIs por muito mais tempo e gerar certo nível de economia.

Mas, existem algumas particularidades para os equipamentos não descartáveis. Sendo assim, se faz necessário instruir os colaboradores sobre como armazená-los, além de cuidados básicos com a higienização e outros mais específicos.

Não se esqueça de investir na gestão de estoque

Além de cuidar da distribuição dos EPIs, a empresa também precisa fazer a gestão de estoque. Então, nada de achar que os materiais devem ser apenas observados na hora da entrega aos trabalhadores.

Sendo assim, você deve ficar de olho no volume de dispositivos de proteção que ainda estão em estoque. Com isso, será possível criar formas de cuidar da compra, armazenamento e tempo de reposição deles, caso necessário.

Isso porque os trabalhadores devem sempre receberem os EPIs garantidos, como aponta a NR-6. Sendo assim, o seu estoque deve contar com o número de equipamentos necessários para a distribuição periódica, além de trocas e reposições.

Além disso, manter o seu estoque em dia também vai garantir maior segurança para os colaboradores. Isso porque não faltarão EPIs para as atividades trabalhistas. Então, trate já de começar a cuidar do seu estoque.

O sistema de controle de entrega de EPI pode ajudar a empresa?

Ufa! Como você conferiu acima, são muitos os processos a serem desenvolvidos para a manutenção dos seus dispositivos de segurança. Porém, é sempre bom saber que se pode contar com um sistema de controle de EPI.

controle de epi
Controle seus EPIs de forma eficiente

A tecnologia veio para fortalecer os processos dentro da estrutura organizacional e as ações de uma empresa. Por isso, confira abaixo alguns benefícios que esses softwares podem te trazer.

Ele vai automatizar os processos

Não é segredo para ninguém que os processos para a gestão de EPI podem ser exigentes. Mas, através do uso da tecnologia em sua empresa, será possível garantir a entrega e o uso correto dos dispositivos de proteção.

Assim, com as informações dispostas no sistema de controle de EPI, fica muito mais fácil de realizar uma gestão eficiente e assertiva. Com isso, o cumprimento da lei, através da NR-6, é alcançado com êxito.

Além disso, também se evitam as falhas por fatores humanos. Elas incluem esquecimento, escrita, interpretação, entre outros. Por fim, a tecnologia vai fazer com que os setores possam trabalhar de forma integrada, melhorando a gestão.

Com ele, será possível controlar os prazos de vencimento

Um dos itens mais importantes quando se fala em controle de EPIs é o prazo de vencimento. Isso porque, após esse limite, os equipamentos não podem ser mais utilizados.

Porém, o sistema de gestão de EPI vai permitir o cadastro desses prazos, além dos Certificados de Aprovação. Assim você terá maior controle de tudo o que precisa ser feito.

prazos empresarial duapi sistemas
Não perca prazos e alcance melhores resultados

Isso porque o responsável por essas validades poderá receber avisos em tempo de realizar a troca preventiva dos EPIs antes dos vencimentos. Com isso, os profissionais permanecem seguros e a empresa fica dentro da lei.

A gestão de treinamentos será facilitada

Por fim, também será possível aprimorar a gestão de treinamentos de segurança e prevenção de acidentes da empresa. Sendo assim, um sistema de controle de EPI também pode te ajudar a manter todos os trabalhadores informados dos procedimentos em casos de emergência.

Para realizar essa função, o sistema vai emitir um alerta para os gestores. Eles trarão as datas de realização dos treinamentos. Assim, novamente os erros humanos serão evitados. Também é possível garantir a utilização correta dos EPIs.

Outros benefícios do sistema de controle de EPI

Um sistema de controle de entrega de EPI pode ser a ferramenta que faltava para por a sua gestão nos trilhos. Mas, ainda existem outros benefícios para quem os utiliza.

Isso porque, além de tudo o que você viu acima, esses softwares também ajudam a padronizar os setores empresariais. Ou seja, todo o ciclo de vida dos equipamentos de proteção individual pode ser assistido.

Então, desde o momento da compra, recebimento e separação no estoque, até a entrega e descarte, os EPIs farão parte do sistema. Dessa forma, fica fácil de entender todo o processo necessário para a sua gestão ficar cada vez melhor.

duapi epi
Conheça o DuaPi EPI

Se você procura um sistema produtivo e eficiente para fazer seu controle de EPI, considere o DuaPi EPI. Nós da DuaPi estamos ansiosos para conversar com você.

Se preferir, cadastre-se para um teste grátis de 14 dias. Assim você já começa a melhorar sua gestão de EPI o quanto antes, e melhora os processos da sua empresa.

Compartilhe este post:
Deixe seu comentário:Deixe seu comentário: