A importância da Ginástica Laboral para a saúde do trabalhador - DuaPi Epi

Blog Conteúdos sobre gestão de EPIs,
segurança do trabalho e novidades do setor.

Publicado em 13 de dezembro de 2022 na categoria #Artigos

A importância da Ginástica Laboral para a saúde do trabalhador

Se preocupar com a qualidade de vida do funcionário é benéfico tanto para ele quanto para a empresa. Afinal, uma pessoa saudável rende mais e traz mais resultados. Por isso, a ginástica laboral é uma ótima opção para a sua empresa. 

Ela busca preservar a saúde do colaborador, mas sem afastá-lo do ambiente de trabalho. Para facilitar, o ideal é realizar as atividades em algum momento do expediente. 

A ideia é que o colaborador passe a cuidar mais do próprio corpo, gerando benefícios tanto para a saúde física quanto mental.

Além disso, ela também traz números satisfatórios para a empresa. Afinal, essa prática ajuda a reduzir o risco de afastamento por conta de problemas de saúde.  

A seguir, você vai descobrir benefícios e tipos de ginástica laboral e saber o motivo pelo qual elas devem fazer parte da rotina da instituição.

O que é ginástica laboral?

A maioria das pessoas passam grande parte do dia dentro do local de trabalho. Assim, quase não sobra tempo para realizar atividades físicas e outros cuidados com a saúde do corpo. 

Além disso, dependendo de qual atividade a pessoa exerce, essa falta de cuidado pode trazer ainda mais problemas de saúde.  

Outro ponto importante é que a empresa deve mostrar que tem interesse em preservar a saúde e bem-estar dos colaboradores. Isso porque, além da empatia, a atitude ajuda a reduzir o risco de doenças ocupacionais que podem até mesmo causar os afastamentos.

Por isso a ginástica laboral é tão benéfica. Ela consiste em uma série de exercícios e alongamentos desenvolvidos para serem realizados dentro das empresas.

Além de proporcionar melhor qualidade de vida e bem-estar ao colaborador, essa ginástica possui o objetivo de preparar o corpo para realizar as atividades exigidas pela função durante o dia. Por fim, ela é essencial para prevenir lesões em decorrência de movimentos repetitivos e doenças ocupacionais.  

Quais os benefícios da ginástica laboral?

A ginástica laboral traz melhor qualidade de vida para o colaborador e beneficia a empresa de diversos modos. Afinal, funcionários saudáveis são mais produtivos e apresentam melhores resultados. 

Além disso, ela reduz bastante a quantidade de pessoas que precisaram se afastar por motivos de doenças, principalmente as ocupacionais. Então, a empresa gera menos despesas com licenças médicas.  

Dentro da organização, a ginástica laboral colabora para uma melhor integração entre os cargos e departamento, tendo em vista que ela pode ser realizada por todos. Isso porque ela traz inúmeros benefícios como sensação de bem-estar e redução da fadiga e do estresse.

Como complemento, ela ainda estimula o funcionário a fazer outras atividades físicas, melhora a concentração e a postura, ajuda a função cardiorrespiratória, entre outros.  

Além desses benefícios, existe um que merece um destaque maior: a prevenção da LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho. São patologias causadas pelo esforço repetitivo, trazendo dificuldade de movimentos, desconforto e bastante dor.  

Quais os tipos de ginástica laboral? 

Existem quatro tipos de ginástica laboral que podem ser realizadas pelos colaboradores. Conheça cada uma a seguir. 

Preparatória: deve ser feita entre 10 e 20 minutos antes de realizar as atividades do trabalho. Seu objetivo é movimentar e relaxar os músculos; 

Compensatória: deve ser realizada quando o corpo apresenta os primeiros sinais de cansaço. Além de alongar e relaxar os músculos, ela ajuda a aliviar o estresse; 

Relaxamento: praticada ao fim do expediente, sendo ideal para aliviar toda a tensão acumulada durante o dia; 

Corretiva: deve ser feita em qualquer horário do dia, sempre que o corpo apresenta alguma dor muscular. Ela serve para movimentar os membros superiores e inferiores, além de ajudar a corrigir a postura e reduzir o incômodo causado pela falta dela.  

Qualquer colaborador pode participar?

A ginástica laboral é indicada para todos os colaboradores da sua empresa, independente do cargo, porte físico ou idade. 

Ela é ideal para quem faz muitos movimentos repetitivos, precisa realizar tarefas que exigem bastante esforço físico ou mental, exerce cargo com pouca movimentação ou trabalha com postura incorreta ou não ergonômica. 

Como ela envolve exercícios físicos, a ginástica laboral contribui com a melhora da saúde de forma geral. Além disso, ela ajuda a prevenir o sedentarismo e condições causadas por esse hábito, como os problemas cardiovasculares.  

É válido ressaltar que, quanto mais incentivo o colaborador tiver para melhorar sua saúde, melhor ele ficará tanto mentalmente quanto fisicamente. Em consequência disso, sua produção e atenção no trabalho renderão mais. 

Por fim, a ginástica laboral é uma forma de fazer com que os funcionários tenham mais contato com as atividades físicas, abrindo portas para uma vida mais saudável.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *